ESQUECI MINHA SENHA >
Sincodiv
ÍNDICE SINCODIV-SP ONLINE
Seção Entrevista
27/09/2012 - 16:58:16
Bate-papo com Marco Gomes, fundador da Boo-box
Por Daniel Schiavoni e Juliana de Moraes
Foto: Divulgação

 

"O homem deve criar as oportunidades e não somente encontrá-las", são as palavras de Francis Bacon, político e filósofo inglês, que bem definiu a ideia de empreendedor.

É neste contexto que apresentamos Marco Gomes, fundador da maior empresa de tecnologia em publicidade para mídias sociais da América Latina, a Boo-box. Lançada em agosto de 2007, o sucesso da Boo-box foi tão rápido que com apenas três anos de existência, o grupo Intel Capital investiu US$77 milhões na startup

Este já teria sido, por si só, um grande feito não fosse o fato de que o empresário criador do negócio é um jovem de 26 anos, uma versão brasileira de Mark Zuckerberg, reservadas, é claro, todas as diferenças dos negócios criados por ambos no ambiente da internet.

Muito animado e extrovertido na fala, Marco não esconde a paixão que nutre pela Boo-box quando fala da sua trajetória, sendo mais um exemplo de que, para se alcançar o sucesso em empreender, é preciso ter paixão pelo que faz.

Daqui pra frente, o grande desafio da Boo-Box é consolidar o crescimento astronômico dos últimos anos e ganhar, cada vez mais, a credibilidade de anunciantes como um grande canal para publicidade.

A seguir, conheça um pouco mais da história do “menino” Marco e sua surpreendente Boo-box

 

Sincodiv-SP Online: Marco, você sempre teve perfil empreendedor? Já chegou a trabalhar em um outro negócio próprio antes da Boo-box?

Marco Gomes:Sim, eu sempre tive um perfil empreendedor. Desde muito criança, tentava fazer alguma coisa para ganhar meu dinheiro e comprar videogames e sorvetes.

Com sete anos, eu já vendia coisas na feira e ajudava meus tios, sempre querendo ocupar meu tempo com algo que me desse alguma grana. Aos onze, eu aprendi a programar e, com doze, eu fazia sites para o comércio local.

Entrei para uma agência de publicidade aos catorze anos, onde fiquei até os vinte, quando fundei a Boo-box.

Na época, eu não tinha essa noção, mas olhando, hoje, para trás, posso dizer que sempre tive vontade de ter meu próprio negócio.

Sincodiv-SP Online: Em geral, filhos de empreendedores podem ser mais arrojados do que a média. Seus pais sempre o apoiaram?

Marco Gomes: Meus pais me deram muito apoio. Meu pai sempre teve seus próprios negócios, nunca teve um chefe. Ele já fez de tudo na vida: fabricou sofás e forros de teto, trabalhou com assistência técnica de computadores, instalou sistemas de segurança... Posso dizer que ele migrou bastante entre profissões. Minha mãe é fotógrafa, mas já foi vendedora. Os dois sempre foram autônomos.

Sincodiv-SP Online: A Boo-box: como surgiu a ideia? Como ela deixou de ser só uma ideia?

Marco Gomes: Eu vi que existia uma boa oportunidade de fazer publicidade de alta escala num ambiente até então pouco explorado, que eram as mídias sociais.

Acho que não houve aquele momento ‘eureka’. Eu vi a oportunidade, resolvi fazer um protótipo que mostrasse como minha ideia funcionaria e isso atraiu os investidores. Moldar esse protótipo até uma forma que tivesse valor para um cliente foi a parte mais dura, que custou 18 meses de trabalho intenso de todos os envolvidos para se aproximar do que a Boo-box é hoje.

Sincodiv-SP Online: O que é, efetivamente, a Boo-box? Como ela funciona?

Marco Gomes: Para o anunciante, nós somos uma mídia que atinge milhões de pessoas de maneira segmentada e categorizada, com altíssimo poder de penetração. Sendo assim, conseguimos oferecer soluções em publicidade para anunciantes grandes e pequenos.

Para quem publica conteúdo na internet, somos uma forma de ganhar dinheiro.

Ele, o autor de conteúdo, exibe publicidade de um anunciante para a sua audiência e a Boo-box paga por isso. Concluindo, nós somos uma grande mídia para anunciantes e uma forma de gerar receita para os responsáveis pelo desenvolvimento de conteúdo on-line.

Sincodiv-SP Online: Quais os perfis de negócios que mais devem investir em publicidade online a seu ver?

Marco Gomes: Acredito, pelo contrário, que todos os negócios têm altíssimo poder de crescimento online. Não existe nenhum mercado que já esteja saturado ou que não tenha seu público na internet.

Até para negócios B2B (Business to Business) a internet se mostra efetiva, uma vez que grandes executivos também estão no meio virtual. Outra vantagem está no alto poder de segmentação e o baixo custo que a internet oferece frente a outros meios de publicidade e comunicação.

Sincodiv-SP Online: Como você vê o futuro da publicidade na internet? O que deve mudar daqui para frente?

Marco Gomes: Tenho certeza que o futuro é o que já está sendo feito hoje, mas numa escala maior. Cada vez mais, as pessoas trocam informações na internet.

O que ocorre é que os anunciantes ainda não enxergaram o poder de se anunciar para esse público, ainda não acompanham a audiência.

A verdade é que quem perceber essa oportunidade primeiro e aproveitar corretamente vai se destacar e muito.

Sincodiv-SP Online: O que não se deve fazer na web, por mais tentador que seja?

Marco Gomes: O segredo é usar o bom senso. Você deve se expor, conversar e responder dúvidas, principalmente porque as pessoas já estão falando de você na internet. No entanto, evite discutir com o cliente.

Muitas marcas pensam ‘ah, eu não vou entrar porque as pessoas vão falar mal de mim’. Isso é uma ideia boba, pois já estão falando de você. Ou você vê ou você não vê.

Existe, no entanto, a opção de interferir de maneira positiva, contribuindo com essa conversa e deixar sua marca com uma boa imagem - ou de não intervir e acabar colhendo apenas resultados negativos. 

 

Para ler a segunda parte da entrevista com Marco Gomes, clique aqui

 

 

 

 

Produção e edição:
Moraes & Mahlmeister Comunicação