ESQUECI MINHA SENHA >
Sincodiv
ÍNDICE SINCODIV-SP ONLINE
Seção Entrevista
31/05/2011 - 12:14:41
Bate-papo com o designer e arquiteto Marcelo Rosenbaum
Por Renan De Simone e Juliana de Moraes
Foto: Andréa Brandão Criativo do quadro Lar Doce Lar do programa Caldeirão do Huck, Rosenbaum é reconhecido por sua originalidade e estilo próprio.

Nascido em 1968, na cidade de Santo André (SP), de uma família de origem judaica, Marcelo Rosenbaum é atualmente um dos ícones brasileiros nas áreas de design e arquitetura.

 

Há mais de 20 anos à frente do escritório Rosenbaum®, em São Paulo, Marcelo tem como inspiração principal os valores da brasilidade. Seus trabalhos como designer e arquiteto quebram as barreiras convencionais, deixando marcas por onde passa. Como ele mesmo define, “esse é o jeito que eu me comunico com o mundo”.

 

O Sincodiv-SP Online conversou com o criativo (o responsável por planejar e repensar os ambientes nas reformas das moradias) do quadro Lar Doce Lar do programa Caldeirão do Huck - na sua quinta temporada em 2011. E traz em primeira mão este Bate-papo sobre estilo, originalidade e tendências. Acompanhe!

 

Sincodiv-SP Online: Qual de seus trabalhos você considera o melhor feito até hoje?

 

Marcelo Rosenbaum: Todo trabalho é inspirador, cada um com seus desafios e oportunidades. Gosto da diversidade de projetos e procuro focar o meu trabalho em diferentes frentes de atuação. Acho que não existe um que considero o melhor.  Todos têm seu detalhe especial, mas um pelo qual tenho muito carinho é o AGT (A Gente Transforma), realizado no ano passado.

 

Sincodiv-SP Online: Este é um de seus trabalhos mais famosos, conte mais a respeito.

 

Marcelo Rosenbaum: O AGT é um projeto colaborativo voltado para o empoderamento e resgate da autoestima de moradores de comunidades carentes por meio da transformação do espaço e utilização de cores.

 

A primeira edição ocorreu na Comunidade Parque Santo Antônio, no Capão Redondo, capital paulista, onde modificamos as fachadas das casas, dando mais alegria ao local. A ideia é ampliar o conceito e levar a outros lugares.

 

A proposta é convidar a comunidade para projetar e construir, de forma cooperativa, algo desafiador escolhido pelos moradores para satisfazer suas necessidades, seja uma praça, um parque, uma creche, um centro cultural…

 

A ação visa à transformação social por meio da inclusão, da arte, da educação. Participam deste projeto estudantes, comunidade, equipe, ONGs e outros parceiros.

 

Sincodiv-SP Online: O projeto AGT, promovido na capital, se deu em 2010. Na ocasião, também se falou da construção da Biblioteca para Todos. Você ainda acompanha o dia a dia da comunidade Parque Santo Antônio?

 

Marcelo Rosenbaum: Sim, sempre que posso passo por lá. Tenho um carinho imenso por todos da comunidade que participaram do projeto.

 

A Biblioteca para Todos, um dos projetos complementares ao AGT, está trazendo um espaço para a promoção de atividades culturais de interesse do grupo, ações de capacitação profissional que podem ser oferecidas por patrocinadores, transformando, assim, em possibilidade de movimentação da economia e geração de renda.

 

Depois da inauguração da biblioteca, em abril deste ano, encerramos a parte física do projeto e chegou o momento de pensar nas pessoas capacitadas para levá-lo adiante. A ideia é promover a difusão de cursos profissionalizantes em parcerias com empresas, e de atividades que englobem arte e cultura. Dessa forma, será possível qualificar a educação dos moradores desta comunidade. Essa fase prevê a criação de uma associação de moradores do bairro.

 

Sincodiv-SP Online: E quanto levar o AGT para outras comunidades carentes?

 

Marcelo Rosenbaum: Ainda está em negociação. A ideia é expandir o projeto para outros locais passo a passo.

 

Sincodiv-SP Online: A que atribui o sucesso do seu trabalho, reconhecido aqui e também fora do país?

 

Marcelo Rosenbaum: Em primeiro lugar, a muito esforço e dedicação. Estou no mercado há mais de 20 anos e o sucesso é uma consequência do esforço. Além disso, conto com uma equipe em sintonia.

 

Sincodiv-SP Online: O processo de criação é solitário? Prefere trabalhar em equipe ou sozinho?

 

Marcelo Rosenbaum: Nem sempre esse processo é solitário… eu prefiro trabalhar em equipe. Tenho a visão de que opiniões e valores diferentes dos meus agregam ao desenvolvimento de um projeto. Temos uma equipe enxuta, porém, conectada. Por isso as coisas acontecem e se realizam.

 

Sincodiv-SP Online: Numa cidade como São Paulo, como escolher a tendência certa sem descartar a responsabilidade sobre questões sociais e ambientais?

 

Marcelo Rosenbaum:Não trabalho focado nas tendências, mas acho que o mundo está caminhando para um consumo consciente e voltado mais para experiências do que para o consumo puro e simples.

 

É muito mais importante você ter e colecionar coisas que te digam algo, que lembrem uma situação etc., do que simplesmente pelo status de ter. Desde a casa até os objetos dentro dela, tudo tem que ter a ver com a sua história.

 

Sincodiv-SP Online: Você fala bastante em produzir para a classe C, democratizar o design, etc. Como você enxerga esse balanço entre estilo, beleza, originalidade e preço?

 

Marcelo Rosenbaum: Somos um escritório que atua nas áreas de design e inovação para, a partir disso, criarmos produtos originais e gerar valor a partir de ideias.

 

Sob meu olhar, valores como estilo e beleza não estão relacionados ao preço que se paga por um produto, mas à sua função e seu propósito. A originalidade também está ligada ao conceito do morar ampliado, além do espaço físico e da estética do objeto.

 

Sincodiv-SP Online: Como gastar pouco, ser original e criativo?

 

Marcelo Rosenbaum: Observar é a melhor forma de estimular a criatividade. E originalidade tem a ver com ser autêntico, fazer porque gosta e não porque é tendência.

 

Sincodiv-SP Online: O que deseja realizar no âmbito profissional que ainda não conseguiu?

 

Marcelo Rosenbaum: A maioria das coisas que ainda nem descobri… Todo dia tem o seu desafio e me vejo sempre como um aprendiz.

 

Sincodiv-SP Online: Você tem uma agenda complicada. Como fica a relação com os filhos?

 

Marcelo Rosenbaum: Sinto saudades deles e, sempre que posso, passo o mais tempo que consigo com eles. Quando estamos juntos temos um convívio intenso e delicioso.

 

Sincodiv-SP Online: Quais são os novos projetos que vêm por aí em 2011?

 

Marcelo Rosenbaum: Estamos trabalhando em produtos para o grande mercado popular, com parceiros como a J.Serrano – uma das maiores indústrias de tapetes do país. Lançamos, recentemente, a linha Full Fit – Mesa Brasileira, na Gift Fair deste ano, e estamos iniciando uma parceria com as lojas Pernambucanas.

 

Sincodiv-SP Online: Que dica teria para nossos leitores, para que eles deixem suas concessionárias mais atrativas e funcionais?

 

Marcelo Rosenbaum: É difícil dizer porque cada empresa tem uma localização, necessidade, circunstância e público alvo, mas devem se ater em receber bem o cliente como recebem pessoas em suas casas.

 

 

 

 

Produção e revisão:

Moraes & Mahlmeister Comunicação