ESQUECI MINHA SENHA >
Sincodiv
ÍNDICE SINCODIV-SP ONLINE
Seção Entrevista
05/12/2013 - 07:04:46
Entrevista com Sérgio Antonio Reze, presidente da Assobrav
Por Juliana de Moraes e Kelle Momesso
Foto: Divulgação/Assobrav

Sérgio Antonio Reze, presidente da Assobrav (Associação Brasileira de Distribuidores Volkswagen) está focado na continuidade dos projetos em curso na entidade.

Para agregar à prestação de serviços aos concessionários da rede, lançou a Assobrav TV em 2012. O canal de comunicação traz conteúdos focados em informação e atualização de notícias de interesse para distribuidores e profissionais das empresas do setor, fortalecendo o rol de ações para profissionalização tanto dos empreendedores, como gestores.

Objetivo, Reze explica que a rede de associados “não encolheu” de 2010 para cá e que os representantes da marca no país se pautam pela ativa participação junto à entidade em projetos que dão suporte ao desenvolvimento e à adoção de boas práticas aos seus negócios.

A seguir, confira a íntegra da entrevista.

Sincodiv-SP Online: Quais são as principais metas de sua gestão na Assobrav? Houve a revisão de posicionamentos?

Sérgio Reze: Assim como qualquer outro gestor, o meu objetivo é dar continuidade aos projetos já em andamento, e naturalmente isso inclui a intermediação entre a montadora e os concessionários, foco principal da entidade e da presidência.

Nossa função como entidade representante dos concessionários VW é manter a harmonia entre as partes, para que o negócio flua da melhor maneira possível.

Sincodiv-SP Online: Da última vez que conversamos com o sr. Mauro Saddi, seu antecessor, a Associação contava com 635 concessionários em sua base, sendo que 60% dos pontos de venda estavam nas mãos de grupos econômicos. Houve mudança?

Sérgio Reze: Não, basicamente continuamos com essa média de representantes. E, permanece essa proporção de empresas associadas que fazem parte de grupos econômicos.

Sincodiv-SP Online: O Programa Sucessores da Assobrav reúne turmas anualmente? Qual o número médio de alunos por turma? Vocês vêm observando crescimento da adesão a este curso?

Sérgio Reze: Na verdade, não costumo chamar de Programa de Sucessores e, sim, de Programa de Sucessão. O objetivo não é criarmos novos sucessores e sim preparar e identificar esse perfil de profissional dentro das próprias concessionárias.

A participação é sempre crescente, os concessionários são bem participativos. Há a formação de turmas que variam de 20 a 30 alunos anualmente, às vezes mais de uma turma.

A partir do próximo ano, uma mudança no programa está prevista e passaremos a contar com suporte da Consultoria Lodi, que tem foco em empresas familiares, por meio de uma abordagem multidisciplinar que possibilite desenvolver condutas que melhorem o relacionamento família-gestão-patrimônio.

Inclusive, uma mudança no planejamento temático possibilitará que os alunos sejam preparados para a atuação em nome da causa classista, visando defender os grandes temas que diretamente ou indiretamente afetam o setor.

Sincodiv-SP Online: A Assobrav está entre as associações mais maduras do setor. Conta com Comissões de Trabalho, Programa de Sucessores Assobrav; programas de treinamento em parceria com instituições de renome como a Fundação Dom Cabral e o CIEE, além de programas pioneiros como o Sinal Vermelho e o Dealer Qualification. Além desses, houve o lançamento da Assobrav TV em 2012. Como vem sendo a vivência neste projeto?

Sérgio Reze: A experiência vem sendo muito boa. A rede de distribuidores da marca é participativa e há grande audiência em nossos programas. Utilizamos essa ferramenta como difusão de informações gerais, a exemplo de treinamentos, dados de fabricação e tudo que identificarmos ser de interesse e que agregará aos concessionários.

Sincodiv-SP Online: Quais os programas da Assobrav TV com maior aceitação na rede?

Sérgio Reze: Os programas acontecem a cada cerca de 20 dias, trazendo informação e atualização, com notícias de interesse para os profissionais da marca.

Temas como Consórcio, Vendas, Tendências do Consumidor, Atendimento, Comércio On-line e Compliance são tratados por especialistas no canal, e também aproveitamos para oferecer orientações sobre serviços e ferramentas que a Associação disponibiliza para as concessionárias.

Sincodiv-SP Online: A comunicação e a comercialização de produtos pela internet são temas que não saem mais da pauta do setor. A Assobrav tem atuado neste assunto? Há algum projeto junto à rede em curso?

Sérgio Reze: Há três anos, criamos o Car Click, um programa que atua como vitrine digital para veículos usados, no qual o cliente tem acesso ao produto e suas especificações. Inclusive, através desta ferramenta ele pode selecionar e se dirigir à concessionária responsável pelo item para conhecer o veículo. É o grande canal para divulgar e vender o estoque da Rede VW.

Entretanto, as vendas, como de costume, são fechadas presencialmente, até porque identificamos que o cliente gosta de ver o produto e saber como ele está fisicamente.

Sincodiv-SP Online: Dado o aumento significativo da concorrência no setor de autos e comerciais leves nos últimos anos, como a Assobrav tem articulado junto à rede e à montadora alternativas para que a marca não perca espaço no mercado?

Sérgio Reze: Não intervimos no que diz respeito às ferramentas relacionadas ao mercado, apenas acompanhamos a evolução e, com frequência, nos reunimos com a montadora.

É nessas ocasiões que temos a maior possibilidade de agregarmos informações à montadora, pois contamos com a experiência “de balcão”, do contato direto com o consumidor.

 

 

 

 

Produção e edição:
Moraes & Mahlmeister Comunicação

 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário cadastrado.