ESQUECI MINHA SENHA >
Sincodiv
ÍNDICE SINCODIV-SP ONLINE
Seção Reportagem
17/09/2015 - 07:46:55
25º Congresso da Fenabrave destaca necessidade de inovação e união para recuperação do setor
Por Matheus Medeiros e Renan De Simone
Divulgação / Fenabrave Alarico Assumpção Jr., presidente da Federação, durante abertura do evento

“Temos um mercado potencial muito expressivo e lastro para crescer. Por isso, não devemos nos abater e nem desesperar diante das adversidades. Ao contrário, precisamos buscar força, equilíbrio, inteligência e compreensão para encontrar os melhores caminhos para superação. Basta estarmos juntos para fazermos a diferença e inovar para vencer. Cada um de nós é uma fração do todo e, como diz o provérbio: se você quer ir mais rápido, vá sozinho, mas se quiser ir mais longe, vá em grupo. Vamos juntos, melhor e mais longe no nosso caminho”.

Foi com esse espírito de inovação e união que Alarico Assumpção Jr., presidente da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), discursou na abertura do 25º Congresso da Federação.

Além de Assumpção, estiveram presentes na Cerimônia de Abertura do evento Márcio França, vice-governador do estado de São Paulo; Luiz Antônio Fleury Filho, ex-governador do estado paulista e vice-presidente da Federação; Guilherme Afif, ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa; Fernando Capez, deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo; entre outras autoridades.

Luiz Moan, presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos), também discursou na abertura do Congresso. “Nosso setor sempre foi marcado pela inovação e precisamos, mais do que nunca, nos unir para aproveitar todo nosso potencial inovador e de crescimento (prova desse é que o Brasil tem um dos menores índices de motorização do mundo), buscando soluções para vencermos as diversidades”, disse.

Segundo as autoridades presentes no evento, uma das provas da atual união do setor foi a criação do Renave (Registro Nacional de Veículos em Estoque), medida que simplifica os procedimentos burocráticos nas vendas de carros usados de pessoas físicas para concessionárias.

“A aprovação da medida mostra que unidos podemos batalhar pela desburocratização e pelo desenvolvimento do setor. O sistema, que deve começar a funcionar em março, pode gerar uma economia de R$ 6,5 bilhões para a cadeia automotiva”, destacou Afif.

Frente Parlamentar Mista

Durante o Congresso, foi anunciada a criação de uma Frente Parlamentar Mista (que reúne deputados federais e senadores) que buscará defender os interesses dos distribuidores de veículo no governo.

“Precisamos buscar soluções para amenizar os efeitos das crises do país e do setor e essa foi uma das medidas que encontramos. Somos mais de oito mil concessionárias que empregam 420 mil pessoas no país e precisamos trabalhar para fortalecer o setor, tendo uma voz que defenda o que acreditamos no legislativo”, explicou Assumpção.

A Frente Parlamentar será lançada no dia 30 de setembro, em Brasília (DF), e presidida pelo deputado federal Herculano Passos (PSD-SP), que também esteve presente na Cerimônia de Abertura do evento.

 

Produção e edição