ESQUECI MINHA SENHA >
Sincodiv
ÍNDICE SINCODIV-SP ONLINE
Seção Reportagem
17/03/2016 - 11:27:29
Empresa do setor de gás estimula debate sobre negociação coletiva, mas alerta para cuidados nesse processo
Por Juliana de Moraes e Renan De Simone
Divulgação / Comgás

Na Comgás, empresa de distribuição de gás natural que atua no mercado paulista, a comunicação sobre temas da negociação coletiva já se tornou pauta fixa do trabalho da equipe de Recursos Humanos há dois anos e o resultado foi, inclusive, uma melhora nos indicadores de engajamento.

Apesar disso, a diretora de Recursos Humanos da companhia, Paula Benevides, alerta para cuidados que se deve tomar na execução dos processos de comunicação sobre o tema. “A disposição para a ‘escuta’ é um dos pontos aos quais as empresas devem estar atentas”, aponta.

Em sua avaliação, não adianta apenas levar a informação e a posição patronal ante as tratativas conduzidas na negociação coletiva. É preciso que se esteja aberto para considerar a opinião das pessoas nas proposições.

“Muitas ideias interessantes surgem em nossos encontros e podem ser consideradas nas negociações coletivas, especialmente em momentos em que o diálogo entre as partes parece não caminhar. Alternativas para situações de impasse já surgiram de conversas internas. No entanto, a disciplina necessária para se manter aberto para a escuta é um desafio relevante – e permanente – neste contexto”, reconhece.

Paula conclui que todo o esforço para ampliar a troca de informações sobre o andamento das negociações coletivas anuais, visando atenuar a ansiedade gerada pelo período e conquistar de uma relação de confiança entre empregadores e empregados, é uma forma de engajar toda empresa nas decisões atuais e seus impactos futuros.

“O objetivo não pode ser o convencimento do empregado para a pauta defendida pela categoria patronal, mas, sim, a conscientização de todos os envolvidos para reflexões sobre um assunto que está intimamente relacionado com o que a empresa, seu setor e suas pessoas esperam para si e para o futuro”, orienta. 

 

Produção e edição