ESQUECI MINHA SENHA >
Sincodiv
ÍNDICE SINCODIV-SP ONLINE
Seção Entrevista
30/03/2016 - 14:56:42
Especial Pesquisa Salarial Sincodiv-SP 2016 - Entrevista com Ricardo Mota, coordenador do Grupo de RH
Por Matheus Medeiros e Renan De Simone
Sincodiv-SP/ Divulgação Ricardo Mota, coordenador do Grupo de RH do Sincodiv-SP

Teve início em 05/04 - e vai até 25 de abril -, o prazo para o preenchimento das informações à Pesquisa Salarial Sincodiv-SP 2016, levantamento anual realizado pelo Sindicato.

Para falar mais sobre a importância deste trabalho, o Sincodiv-SP Online entrevistou Ricardo Mota, coordenador do Grupo de RH do Sindicato. “É um grande benefício para todos os associados e afiliados a ação ser oferecida gratuitamente pela entidade, portanto, recomendo o engajamento de toda a categoria paulista para que alcancemos o sucesso neste projeto!”, afirma.

De acordo com ele, os dados apresentados pelo levantamento, se bem analisados e trabalhados pela área, podem contribuir para o posicionamento da empresa, redução de turnover e aumento da produtividade da equipe.

Confira, a seguir, a entrevista completa:

Sincodiv-SP Online: Qual é a importância da Pesquisa Salarial e quais são as principais informações que o levantamento fornecerá depois de concluído?

Ricardo Mota: A Pesquisa Salarial é um importante instrumento que auxilia a área de Recursos Humanos a manter uma política bem definida de pagamento dos empregados.

Este levantamento que será conduzido pelo Sincodiv-SP fornecerá dados para que a empresa pense em seus modelos de remuneração estratégica – essencial a toda organização – o que, sem dúvidas, aumenta o comprometimento e o engajamento dos empregados com o resultado operacional do negócio.

Sincodiv-SP Online: Qual é o principal objetivo dos dados levantados pela Pesquisa Salarial para o RH das concessionárias?

Ricardo Mota: O principal objetivo de uma pesquisa salarial é conhecer a média de remuneração e os benefícios praticados pelas empresas de um mesmo ramo de atividade.

A informação é considerada essencial para que a entidade patronal compreenda a realidade da remuneração do setor e, assim, represente melhor a categoria na ocasião das negociações coletivas anuais.

Já do ponto de vista das empresas, no momento em que um concessionário tem acesso aos resultados desse tipo de levantamento, sua direção é capaz de observar como está posicionada sua organização em relação ao mercado.

A ferramenta (da pesquisa), bem administrada, auxilia na redução de turnover e no aumento da produtividade da equipe. Afinal, a combinação entre remuneração mensal e os benefícios oferecidos é relevante para atrair os melhores profissionais.

Sincodiv-SP Online: Como um gestor de RH pode utilizar esses dados para facilitar seu trabalho?

Ricardo Mota: Primeiramente, com os dados da Pesquisa Salarial é possível fazer um estudo comparativo entre a estrutura de cargos e carreiras praticados pela empresa e o mercado. Em seguida, vem a possibilidade de redefinir ou mesmo aprimorar a política salarial da empresa.

Sincodiv-SP Online: Qual é a importância do trabalho realizado pelo Grupo de RH do Sindicato, no ano passado, envolvendo a revisão da organização e classificação de cargos e salários do setor?

Ricardo Mota: Os cargos hoje previstos na pesquisa foram revisados pelo Grupo de RH a partir de discussões nas quais cada profissional trouxe os cargos atualmente praticados na categoria, definindo-se a descrição da função, assim como a sua área de atuação.

Esse trabalho foi importante, pois reunimos informações alinhadas à realidade do setor, facilitando o entendimento de cargos e até mesmo a análise dos dados da Pesquisa.

Sincodiv-SP Online: Pela primeira vez, a Pesquisa Salarial será feita com uma ferramenta online, por meio do sistema da Posicional. Isso representa um avanço para o levantamento?

Ricardo Mota: Sem dúvida! Vale dizer que os dados serão administrados pela empresa que presta o serviço, sendo que o Sindicato não terá acesso às informações individuais das empresas e, sim, à média da categoria, assim como todos que participarem da pesquisa.

O desafio, agora, é todos participarem do levantamento. Assim, poderemos reunir uma massa significativa de dados para a realização do trabalho interno da área de RH.

É muito importante ressaltar que, em geral, realizar uma Pesquisa Salarial tem um alto custo para as empresas e demanda muitas horas para o alinhamento de cargos, descrições de função e maturidade.

É um grande benefício para todos os associados e afiliados a ação ser oferecida gratuitamente pelo Sincodiv-SP, portanto, recomendo o engajamento de toda a categoria paulista para que alcancemos o sucesso neste projeto!

Serviço

Pesquisa Salarial 2016

Inscrições para adesão ao levantamento: de 28/03 até 04/04

Investimento: é gratuito para concessionárias associadas e afiliadas ao Sindicato que estejam em dia com a contribuição sindical

Para participar: envie e-mail para sincodiv@sincodiv.org.br ou telefone para (11) 5586-8699

Mais informações: Pesquisa Salarial Sincodiv-SP 2016

 

Edição e revisão

 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário cadastrado.