ESQUECI MINHA SENHA >
Sincodiv
ÍNDICE SINCODIV-SP ONLINE
Seção Reportagem
14/04/2016 - 12:32:15
Gerenciamento de crise em empresas familiares. Insights do especialista John Davis
Por Matheus Medeiros e Renan De Simone
@_openspace_ O especialista John Davis em apresentação da HSM, em abril, na capital paulista

“Empresas familiares lidam, constantemente, com crises de variados tamanhos e em diferentes formas, que podem ser adversidades nos negócios, na própria família, na vida pessoal de um dos familiares ou sociedade em geral, como a crise econômica que o Brasil vive atualmente. E para o negócio prosperar e manter uma alta performance, as lideranças precisam saber como gerir essas situações”.

A afirmação acima foi feita por John Davis, professor da Harvard Business School e autor de best-sellers sobre empresas familiares, durante palestra ministrada em evento realizado pela HSM, recentemente, em São Paulo.

Segundo o especialista, em momentos difíceis – que se tornam prolongados – é normal que líderes sofram com uma ansiedade excessiva, o que gera efeitos negativos para suas vidas pessoais e profissionais.

“Situações assim reduzem o escopo de opções e fazem com que a procura por uma solução mágica se torne constante, o que gera perda de confiança ou um controle excessivo das decisões, ambas condições ruins para os negócios e para a saúde física e mental de uma pessoa. Além disso, é comum que durante crises existam conflitos de relacionamento, com crítica e culpa excessiva de diversas partes”, explica.

Gerenciamento de crise

Para Davis, uma gestão de crise eficaz se faz a partir de cinco condições: ter consciência de que essa é uma nova situação e não o agravamento de uma anterior ou rotineira; focar no problema em vez de culpar os outros; transmitir propósito, esperança e otimismo; manter o valor e proteger o legado; e construir colaboração a partir de um diagnóstico da situação, da comunicação constante e de um bom planejamento.

“Ações como essas criam um espírito de generosidade que reúne o grupo em torno de um objetivo primordial, forjando a unidade de missão. Deve-se investir em relacionamento e em atividades significativas, buscando criar a confiança e o respeito genuíno, agindo sempre após suficiente discussão e lembrando sempre que entrar em um consenso é diferente de ter uma decisão unânime”.

De acordo com o especialista, em momentos de adversidade é ainda mais importante focar nos princípios do negócio familiar, que são a família unida e colaborativa, a lealdade, e o gerenciamento eficaz e alinhado com os valores do negócio.

“Afirmo com convicção que a alta performance e a durabilidade da empresa só são alcançadas se esses três princípios existirem e forem praticados com eficiência. Uma empresa familiar bem administrada, em cima desses princípios, tem uma melhor performance e costuma viver por mais tempo que a média dos outros negócios, por focar no longo prazo e ter valores fortes e que são entregues a todos os stakeholders”, destaca Davis.

Diversificação dos negócios

Outro ponto enfatizado pelo professor durante a palestra está relacionado com a diversificação dos negócios. Para o especialista, as empresas vêm e vão, mas as famílias empresárias podem durar por gerações, administrando seus ativos e não uma empresa em particular.

“A diversificação dos negócios mantém o crescimento da empresa por mais tempo, já que crises em setores específicos são comuns, ainda mais em momentos de mudanças tecnológicas, como o atual. Isso também pode se tornar uma importante medida de gerenciamento de crise”, explica.

No entanto, para o especialista, as empresas familiares têm dificuldade em experimentar e empreender em novos negócios por não conseguirem desistir de ideias ruins e serem afetadas por experiências pessoais. Justamente por isso, é importante deixar o ego de fora das decisões e ter pessoas “de fora” que possam contribuir nas discussões, por meio de consultorias e mediações.

Além disso, para diversificar os negócios, é essencial “analisar o contexto geral e os movimentos da indústria, bem como descobrir no que sua empresa e família são boas e estar preparado para mudanças – como novos negócios, parcerias e até vendas – sendo rápido e flexível”.

 

Produção e edição