ESQUECI MINHA SENHA >
Sincodiv
ÍNDICE SINCODIV-SP ONLINE
Seção Entrevista
28/04/2016 - 09:58:43
Bate-papo com Sebastian Fonseca, ator, cantor, dançarino e ex-garoto-propaganda da C&A – PARTE II
Por Renan De Simone e Matheus Medeiros
Sincodiv-SP/A. Freire "No final das contas, temos de ver o que podemos fazer pelo nosso ambiente, o que fazemos de verdade pelo país. Profissionais, por favor, revejam sua postura e atuação!"

Sincodiv-SP Online: Entre todas as atividades que desenvolve, qual delas você percebe mais dificuldade em realizar aqui no país? Por quê?

Sebastian Fonseca: A mais difícil é a integração cultural que executo no Núcleo Artes Cênicas Sebastian. A busca por apoio às vezes é árdua e o empresariado parece desconexo da realidade. Ele não percebe que investir numa fundação como essa contribui para a formação de suas crianças que serão sua força de trabalho, parceiros de negócios e companheiros de sociedade, e que todos podem crescer em conjunto.

Sincodiv-SP Online: Você é o idealizador do Núcleo, em Osasco. Fale um pouco desse trabalho. Qual é o seu sonho para esse trabalho?

Sebastian Fonseca: O núcleo nasceu 13 anos atrás com a ideia de formar artistas completos de maneira totalmente gratuita e em complementaridade à escola. Os jovens que adentram o núcleo – hoje estamos com quase 300 – têm apenas de ter uniforme, estar com os estudos em dia e convidar os pais para participarem e se integrarem ao trabalho. Queremos uma comunidade próxima.

Trabalhamos com música, teatro, dança e literatura de forma integrada e isso exige que sejamos profundos e conheçamos cada um dos campos, escolhendo as melhores reflexões para desenvolver com os jovens. Nos utilizamos de grandes obras literárias e as estudamos, com um trabalho concomitante com o corpo se desenhando no espaço através da música, dança e atuação cênica.

Uma vez por ano, montamos uma peça teatral que é apresentada em diversas escolas públicas. Cada espetáculo é visto por cerca de 500 crianças anualmente. E, ao longo desses anos, mais de 10 mil jovens puderam nos assistir.

Sincodiv-SP Online: Qual é o seu sonho para esse trabalho?

Sebastian Fonseca: Meu sonho é conseguir ampliar a rede de apoiadores financeiros para expandir o projeto e montar a primeira companhia de teatro independente formada com crianças do núcleo.

Sincodiv-SP Online: Como é feita a integração dos pais ao trabalho?

Sebastian Fonseca: Incentivamos a todo o momento o acompanhamento dos jovens por seus familiares e estamos organizando algumas atividades para eles participarem, como oficinas de cozinha e curso de inglês.

Sincodiv-SP Online: Para você, o que faz um artista ser bom naquilo que faz? Qual é a sua visão da arte?

Sebastian Fonseca: Um artista deve ser íntegro e verdadeiro acima de tudo. Deve ser responsável e estudar, fazer o que for necessário para se conhecer e propor um modelo que engrandeça o meio em que vive. Ele deve ter consciência de que é só uma ferramenta para encantar. Não pode se colocar acima do público ou da arte.

Vejo que, muitas vezes, falta paciência a alguns artistas em atender ao público na rua, por exemplo, mas é preciso ter consciência de que “invadimos” a vida das pessoas diariamente por diversos canais, então é uma retribuição tirar fotos, dar autógrafos, etc.

Um artista, como qualquer pessoa, tem de evoluir de maneira completa e integrada: mente, corpo e espírito. Temos de nos apropriar de nós mesmos em vez de seguir modelos e padrões midiáticos impostos.

Eu me vejo como o tradutor de uma experiência boa que vivi com leitura, música, dança, filmes, etc., e quero compartilhá-la.

Sincodiv-SP Online: Quais são os próximos passos em sua carreira?

Sebastian Fonseca: Como cantor, quero terminar meu novo CD e iniciar sua divulgação. Aproveito e já digo que os empresários que estiverem dispostos a investir na identidade positiva do brasileiro, ressaltando qualidades, podem me procurar para utilizar minha imagem para este fim.

Para o Núcleo, quero expandir nossas atividades e alcançar um novo marco de 500 crianças atendidas, mas preciso de colaboração da sociedade, empresários e quem mais estiver interessado em uma sociedade melhor.

Além disso, estou organizando, em parceria com Oswaldo Müller – consultor de trajes masculinos da Maximu’s Rigor, já há mais de 20 anos no mercado – a iniciativa de um trabalho de oficina de alfaiataria que tentará resgatar essa arte quase extinta e sustentável. Uma roupa com melhor modelagem, melhor qualidade e que represente a personalidade de quem a veste é muito mais durável e contribui para um equilíbrio ambiental.

Em paralelo, começo também um trabalho em consultoria de moda masculina. Acredito que os homens devem se vestir bem e se sentir bem com eles mesmos para poderem entregar pessoas melhores ao mundo, suas parceiras, etc. Com uma roupa de qualidade e trajes que te representem, é inevitável uma autoestima melhor.

Por fim, continuo fazendo trabalhos como modelo e ator. E, em primeira mão, anuncio que estou preparando um projeto para um programa de TV. Ainda não posso revelar detalhes, mas a ideia é que apresentemos um material que seja educativo, com o intuito de elevar a estima da periferia da nossa cidade e, a seguir, do país.

Sincodiv-SP Online: Com tanto trabalho pela frente e tendo em vista a situação nada simples que o país atravessa, qual é a mensagem aos concessionários e distribuidores de veículos de São Paulo?

Sebastian Fonseca: Digo que somos do tamanho de nossos sonhos, desejos, projeções e trabalho. É importante conhecer a situação do país, mas falar apenas em crise não resolve. As coisas para as quais dedicamos tempo e energia são as que conseguimos realizar. O sucesso se faz daquilo que falamos e trabalhamos por, então temos de planejar a mudança.

 

Produção e edição