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Seção Reportagem
05/05/2016 - 11:18:25
Guia de Anúncios - Parte IV: Redes sociais são cada vez mais importantes para venda de carros online
Por Matheus Medeiros e Renan De Simone
Image courtesy of t0zz at FreeDigitalPhotos.net

Além dos portais e integradores – que já são ferramentas essenciais para a gestão das vendas online de concessionárias de veículos, como abordado na parte III da série de reportagens sobre anúncios na web –, outras ferramentas que vêm se tornando cada vez mais importantes para a comercialização de carros pela internet são as redes sociais, principalmente o Facebook.

Isso acontece por causa do imenso potencial de alcance da rede, já que, mensalmente, 96 milhões de brasileiros acessam o Facebook, sendo que 70% (67 milhões) desses entram diariamente.

Pioneirismo e alcance

“O Facebook foi a primeira mídia a unir alcance e segmentação, já que ele pode ser muito assertivo na comunicação direta, por conhecer os detalhes do comportamento dos usuários”, explica Marcelo Pacheco, diretor de vendas do Facebook*.

A partir disso, anunciar na rede social se torna importante para concessionárias e montadoras, ainda mais em um momento difícil como o que passa o mercado atual. “É interessante perceber que mais de 75% dos clientes de uma concessionária pode estar ativo no Facebook, então, o bom trabalho realizado nessa mídia com inbound marketing (forma de publicidade na qual uma empresa se promove online) pode gerar seguidores e futuros novos consumidores em curto prazo”, destaca Raphael Almeida, gerente de Marketing do grupo Comasa.

Segmentação

Uma das importantes ferramentas que o Facebook – e outros canais, como o Twitter – possui está relacionada com a segmentação dos públicos-alvo, já que esses serviços têm acesso às informações de todos seus usuários e as disponibilizam para os anunciantes.

“O Facebook sabe quais as mulheres que utilizam seus serviços e estão grávidas e as concessionárias podem, por exemplo, oferecer um novo carro maior para essas famílias. Nós conhecemos os hábitos de consumo de grande parte dos brasileiros e esses dados podem ser utilizados para melhorar a conversão de contatos dos anunciantes”, enfatiza Pacheco.

Almeida também acredita no potencial das ferramentas. “Tive uma reunião recentemente onde ressaltei a importância das redes sociais para as vendas em 2016. Acredito que o bom trabalho realizado por meio de posts patrocinados e segmentação de público pode ser um verdadeiro canal de leads para as distribuidoras de veículos”.

No entanto, o especialista em Marketing Digital explica que as concessionárias não podem usar as redes sociais como meros canais de vendas online. “Reforço que uma rede social não é um painel de vendas e ofertas e, por isso, a abordagem deve ser fomentada no sentido de estimular o usuário com conteúdos que gerem desejo de conhecimento, fazendo com que, num futuro próximo, esse usuário se torne um cliente e um fiel seguidor”.

Confiança

Um dos principais focos de atenção do trabalho das concessionárias no uso das redes sociais está relacionado com o aumento da confiança dos clientes. “As redes sociais são como um portal de tomada de decisão por meio da confiança gerada pela rede de contatos do usuário, que recomenda os serviços e/ou concessionárias, por isso, a importância da boa comunicação com seu cliente se torna imensa”, explica Almeida.

Além disso, é importante ressaltar que o Facebook, bem como outros serviços similares, será cada vez mais utilizado por uma nova geração de compradores, que cresceu junto com a internet e as redes sociais.

“Dentro de cinco anos teremos uma série de novos clientes que estarão muito bem argumentados, informados e decididos sobre o que irão adquirir por meio das opiniões geradas nas redes sociais”, afirma o gerente do grupo Comasa. Os concessionários precisam estar prontos!

Para conferir as outras partes do Guia de Anúncios, acesse:

Parte IProdução profissional de fotos e vídeos para vendas pela internet

Parte IIDescrição detalhista do veículo é diferencial na venda online

Parte IIIConcessionárias devem analisar e definir os melhores portais e integradores

* Marcelo Pacheco foi um dos palestrantes do 25º Congresso da Fenabrave, realizado em São Paulo (SP).

 

Produção e edição 

 

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