ESQUECI MINHA SENHA >
Sincodiv
ÍNDICE SINCODIV-SP ONLINE
Seção Reportagem
22/08/2016 - 11:39:37
Congresso Fenabrave 2016 reúne autoridades e anuncia premiação a marcas e associações do setor
Por Juliana de Moraes e Renan De Simone
Divulgação/Fenabrave

Segundo maior evento do setor de distribuição de veículos do mundo, o Congresso & ExpoFenabrave teve sua 26ª edição realizada entre os dias 16 e 17 de agosto, na cidade de São Paulo, reunindo autoridades de governos, lideranças do segmento brasileiro e internacionais para passar a mensagem de Determinação, palavra tema do encontro, em prol do desenvolvimento do país. 

O presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, comandou os discursos da abertura, com homenagem os empreendedores do setor. Ele destacou o valor da categoria, que responde por 4,5% do PIB (Produto Interno Bruto) e gera diretamente cerca de 300 mil empregos. “A crise fez com que mais de 1.300 concessionárias encerrassem suas atividades em um ano, desempregando 124 mil pessoas, mas, mesmo abatidos, somos determinados”.

Assumpção afirmou que a Federação Nacional da Distribuição de Veículos está empenhada em fazer sua parte por meio de propostas para desburocratizar e reduzir o custo das operações. São exemplo disso: a Lei de Retomada do veículo Inadimplente; o RENAVE (Registro Nacional de Veículos Usados) eletrônico; a constituição da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Setor da Distribuição de Veículos e da Mobilidade; e o acordo para Autorregulamentação das Vendas Diretas junto à Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).

Líderes de peso compuseram o palco na abertura e falaram aos presentes em apoio a todo o esforço do segmento para lidar com a crise, entre eles o governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin; o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, representando o presidente Michel Temer; o presidente da Anfavea, Antonio Megale, e outros.

Marcos Pereira, do MDIC, pontuou que a Fenabrave exerce um papel importante em defesa dos concessionários de veículos, e que tem mantido conversas com o presidente da entidade. Segundo o ministro, o presidente Michel Temer o incumbiu, pessoalmente, de dar andamento ao Projeto de Sustentabilidade Veicular, liderado pela Fenabrave em conjunto com outras 18 entidades, e que visa renovação de frota. O projeto, em fase final de planejamento, deve ser levado à pauta até o final do ano.

Temer, que gravou um vídeo transmitido ao público do evento, reiterou a mensagem do ministro e falou de sua disposição para colaborar com a cadeia automotiva dado seu imenso valor como fonte de empregos e renda para a população do país. 

Marcas com melhor relacionamento junto à rede de distribuição

O Congresso também foi palco do lançamento da 21ª Pesquisa Fenabrave de Relacionamento com as Marcas, levantamento organizado pela Scheuer Consultoria, especialmente para a Federação.

Houve a premiação de “Marca do Ano” e “Associação de Marca do Ano” para as categorias “Automóveis e Comerciais Leves”, “Caminhões e Ônibus”, “Motocicletas”, “Tratores e Máquinas Agrícolas”, e “Implementos Rodoviários” em reconhecimento às organizações consideradas como as melhores no relacionamento com os concessionários do país.           

Os vencedores da premiação “Marca do Ano” e “Associação de Marca do Ano” foram:

  • Audi e Assoaudi (Associação Brasileira dos Distribuidores Audi) para Automóveis e Comerciais Leves;
  • BMW  e Abrat (Associação Brasileira dos Concessionários Triumph) para Motocicletas;            
  • DAF e Assodaf (Associação Brasileira dos Distribuidores DAF) para Caminhões;
  • Librelato e Abradigue (Associação Brasileira dos Distribuidores Guerra) para Implementos Rodoviários; e
  • John Deere e Assodeere (Associação Brasileira de Distribuidores John Deere) para Tratores e Máquinas Agrícolas.

 

Produção e edição