ESQUECI MINHA SENHA >
Sincodiv
ÍNDICE SINCODIV-SP ONLINE
Seção Entrevista
17/10/2016 - 15:26:08
Reunião de RH do Sincodiv-SP em 19/10: entrevista com Sandra Cabral, psicóloga e especialista em Recursos Humanos
Por Renan De Simone e Juliana de Moraes
Divulgação

Para saber um pouco mais do conteúdo e da profissional que apresentará a palestra deste próximo dia 19/10, na Reunião do Grupo de RH do Sindicato, o Sincodiv-SP Online traz uma entrevista exclusiva com Sandra Cabral. Ela é diretora da unidade de Negócios Desenvolvimento & Carreira do grupo DMRH, em que atua há 17 anos, além de psicóloga e coach.

Sandra já passou por multinacionais, nas áreas de Recrutamento e Seleção, Comunicação, Cargos e Salários, Desenvolvimento Organizacional e Treinamento. No gerenciamento de clientes da DMRH, coordenou projetos em diversas grandes empresas e no segmento de distribuição veículos trabalhou com a UAB Motors (atual Group 1) e Rodobens, por exemplo.

A apresentação capitaneada por ela acontecerá na próxima quarta-feira, na sede do Sindicato (Av. Indianópolis, 1967 – Planalto Paulista, São Paulo/SP), das 14h00 às 17h00, para abordar "A Carreira do Profissional de RH”, com informações sobre quais serão os desafios futuros à carreira na área e como os profissionais deverão agir hoje para serem competitivos amanhã.

Acompanhe a entrevista na íntegra a seguir:

 

Sincodiv-SP Online: Existe alguma área das empresas que, atualmente, apresenta mais oportunidades de atuação para dos profissionais de Recursos Humanos? Por quê?

Sandra Cabral: Cada vez mais a área de RH tem de estar próxima da estratégia da empresa. Suas ações devem ter o negócio como grande norteador cotidiano. Mergulhar na essência da estratégia e se preparar para um futuro muito próximo se faz necessário. Isso ajudará na definição do que são as áreas que devemos nos concentrar para a longevidade do negócio.

Assim, não existe uma regra para todas as empresas, pois cada negócio é único e esse mapeamento, do que é imprescindível, vai variar de organização para organização. Portanto: conheça seu negócio e o que é importante agora, é essa visão que vai contribuir para que tenhamos um futuro mais alinhado.

 

Sincodiv-SP Online: O RH deve concentrar a responsabilidade da gestão de pessoas na empresa?

Sandra Cabral: Cada vez mais, a gestão de pessoas tem de estar na agenda dos líderes da empresa - e não nas mãos do RH. A área de Recursos Humanos tem um papel no sentido de dar suporte a essa função mais ampla dos gestores, que passam a agregar em suas responsabilidades não somente a gestão dos negócios e resultado, mas também como mobilizar as pessoas / gerir as pessoas em prol de atingir os objetivos propostos.

 

Sincodiv-SP Online: Na sua avaliação, quais as habilidades que, hoje, são imprescindíveis ao profissional de Recursos Humanos?

Sandra Cabral: O profissional de RH deve buscar aperfeiçoamento, sair de sua sala e estar no dia a dia do negócio.

Processos que suportam a gestão de pessoas são sua tarefa, e ele deve colocar isso tudo em prática e a serviço da organização. O representante da área de Recursos Humanos deve entender de estratégia, do negócio e compreender o que cabe dentro de sua organização. Olhar para frente e determinar que tipo de pessoas necessita e onde é importante para longevidade e sustentabilidade do negócio.

 

Sincodiv-SP Online: O futuro tende a trazer quais desafios para a carreira?

Sandra Cabral: Colocar os recursos que a informática nos possibilita na gestão da informação e de nossos colaboradores é um desafio que vale a pena ser encarado.

Entender quais são as tendências no mercado de trabalho também será um diferencial para atrair e reter pessoas que são importantes para a organização. Ou seja, sair cada vez mais do operacional para atuar em um âmbito mais estratégico, e isso envolve buscar aperfeiçoamento na área de negócios.

Serviço

Reunião do Grupo de RH do Sincodiv-SP em outubro

Data: 19/10/2016

Horário: das 14h00 às 17h00

Local: Sincodiv-SP – Av. Indianópolis, 1967 - Planalto Paulista, São Paulo (SP)

Inscrições: Envie um e-mail para sincodiv@sincodiv.org.br, informando nome da empresa, nome(s) do(s) participante(s), cargo(s), e-mail(s) e telefone(s) de contato.

Produção e edição

 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário cadastrado.