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Seção Reportagem
21/11/2016 - 09:25:12
Luiza Trajano, presidente do Magazine Luiza, aponta como vem empreendendo - e aprendendo - com a crise
Por Matheus Medeiros e Juliana de Moraes
Patricia Cruz/Sebrae-SP

Empreender não é tarefa fácil e nem funciona a partir de regras pré-estabelecidas de sucesso. Mas, aprender e escutar dicas com empreendedores bem-sucedidos pode ajudar, principalmente em momentos complicados como o atual.

Essa foi a aposta do Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas) na realização do fórum Desafios da Competitividade, em São Paulo, e que contou com palestra de Luiza Helena Trajano, presidente do Magazine Luiza.

A executiva da empresa varejista falou ao público num momento especialmente bom para a empresa, que recentemente, divulgou retomada dos lucros no terceiro trimestre de 2016 (R$ 24,8 milhões), após registrar prejuízo no último ano (de R$ 19,1 milhões), numa demonstração de que aprendeu com a crise.

Houve a adaptação da estratégia de atuação ao meio (que segue) crítico e o que se vê é a reversão dos resultados negativos. Tanto, que em nove meses a receita da companhia aponta para uma alta de mais de 8% sobre 2015, segundo reportagem divulgada no jornal Valor Econômico.

Sem medo de errar

“Acredito que um empreendedor, em qualquer área, tem uma grande obrigação com o seu negócio, que é não ter medo de errar. O medo de errar faz com que a gente fique estático e parados somos engolidos pela competição. São os erros que fazem com que nos desenvolvamos. É preciso admitir os erros e aprender com eles, chamando ajuda quando necessário, dando espaço para novos erros”, destaca Luiza.

Para ela, sem coragem, nenhum empreendedor consegue prosperar. “A coragem não significa não ter medo, mas sim encará-los, assumindo os riscos calculados. Se você diz ‘não’ logo de cara, você não consegue nem medir os riscos”, enfatiza.

Isso está relacionado, explica a executiva, com o pensar grande. Segundo Luiza, a primeira regra em uma reunião entre o empreendedor e sua equipe (ou si próprio, mentalmente) é não poder inibir os pensamentos e as ideias.

“Pensar grande não significa, necessariamente, gastar muito. Os grandes projetos que alavancaram a trajetória da Magazine Luiza vieram de ideias consideradas ‘irreais’ e que não cabiam em nosso orçamento, mas que, quando adaptadas e adequadas, se tornaram grandes sucessos”.

Sandra Regina Fiorentini, consultora do Sebrae-SP, concorda. “Só é possível aumentar a competitividade de uma empresa com inovação. O empreendedor que não está aberto ao novo, está perdendo uma série de oportunidades de crescimento. A inovação precisa estar na rotina da empresa, nos grandes projetos, mas também – e principalmente – nas pequenas coisas e processos, que trazem diferenciação”.

Atendimento ao cliente

Para as duas especialistas, os empreendedores precisam focar suas atenções em um ponto: o atendimento ao cliente. Para Luiza, as empresas que não inovarem e aprimorarem seus processos de vendas ficarão para trás rapidamente.

“O mundo muda cada vez mais rápido e o que o cliente deseja hoje não é o mesmo que ele queria cinco anos atrás. Por isso, é tão necessário inovar no relacionamento com o cliente, que deve ser atendido sempre a partir de dois conceitos básicos: diferenciação e atenção”, afirma.

Para ilustrar, a executiva usa como exemplo a criação de banco de dados com as informações pessoais e profissionais dos clientes, prática adotada pelo Magazine Luiza desde 1986. “Isso é o básico. Você precisa saber o que e para quem está vendendo. Se você não profissionalizar seu processo de venda, não tem como você crescer”.

Sandra reforça a mensagem, destacando que um atendimento diferenciado e atencioso gera fidelização. “Criando fãs e embaixadores da sua marca, você tem pessoas que irão promover sua empresa para as outras. Mas isso não é simples, deve-se prestar um serviço excepcional – do proprietário à recepcionista – e ter uma cultura de atendimento às necessidades dos clientes”.

 

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