ESQUECI MINHA SENHA >
Sincodiv
ÍNDICE SINCODIV-SP ONLINE
Seção Reportagem
21/12/2016 - 11:28:11
Vida de Alencar Burti é destaque em biografia recém-lançada
Por Renan De Simone e Juliana de Moraes
Divulgação

Entre os bairros da Bela Vista e Jardins, passando pela Santa Cecília, em diversas esquinas de uma São Paulo fervilhante e que crescia como um menino bem alimentado, a história de um homem tem seu início e é desenhada ao longo das páginas da obra “Empreender é Viver”. O livro trata da trajetória de Alencar Burti, foi escrito por Ricardo Viveiros e lançado recentemente pela Editora Gente.

Desde sua difícil infância com a perda da mãe, ao desenvolvimento do homem, empresário e personagem de vida associativa, Burti é composto em seus diversos aspectos pela prosa leve e informativa de Viveiros, que reconstrói uma São Paulo dos anos 40 em diante e mescla com a aventura e aprendizado da vida de Burti.

Entre o primeiro trabalho formal que lhe dera olho clínico para joias e pedras preciosas e o empresário de sucesso que tem como marca o caráter e o carinho no trato com pessoas, acompanhamos a evolução da cidade, estado e do próprio Brasil ao lado da caminhada de Alencar.

Agitada poderia ser uma das definições para a vida do empreendedor que esteve em setores como o de pedras preciosas, automotivo e até das artes marciais (das quais foi praticante assíduo), mas não há como fugir do termo mais recorrente quando se pensa em alguém que passou por diversas entidades de classe, associações e organizações que visavam a defesa do coletivo: falar de Burti é falar de engajamento.

E não é à toa, no segmento automotivo, por exemplo, ele foi presidente do Sincodiv-SP, da Abradif (Associação Brasileira dos Distribuidores Ford) e um dos fundadores e presidentes da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), exercendo um trabalho que mudaria os rumos do setor. Burti também participou e presidiu o Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo), a ACSP (Associação Comercial do Estado de São Paulo), a Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo), a CACB (Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil).

Em cada uma dessas organizações, lutou pelo bem comum e desenvolvimento do empreendedorismo no país, alcançando, ao lado de seus parceiros, a quem sempre respeitou, vitórias inúmeras.

Em contato com ilustres figuras políticas e empresariais, não era – e nem é – difícil a Burti cativar quem o rodeia. Liderança forte e de mentalidade clara que sempre estuda os temas nos quais se envolve, ele é uma referência nata e procurado sempre por amigos e por sua família, que tanto preza e ama.

Por fim, para entender a vida desse empresário, líder e amigo, nada melhor que suas próprias palavras. “O compromisso com a vida só acaba quando ela acaba. E a luta pelos interesses coletivos é eterna, transcende a vida das pessoas que dela participam. Por isso é importante fazer o máximo e deixar bons exemplos”.

Para quem conviveu com Burti, conhece sua história ou mesmo lê esta obra que o depura em diversos momentos da vida, fica claro que essa é a filosofia de Burti. E mais, que ele seguiu exatamente os passos que pregou. Transcende a própria vida, realiza sempre o seu máximo e, inevitavelmente, ficam seus bons exemplos e inspiração.

Serviço

Obra: Empreender é Viver: A trajetória de Alencar Burti

Editora: Gente

Autor: Ricardo Viveiros

Número de páginas: 192

Produção e edição

 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário cadastrado.