ESQUECI MINHA SENHA >
Sincodiv
ÍNDICE SINCODIV-SP ONLINE
Seção Entrevista
09/02/2017 - 17:08:20
Entrevista com Bernadete Pupo e Simone Negrão sobre Indicadores e Balanced Scorecard. Elas estarão na Reunião de RH, em 16/02
Por Renan De Simone e Juliana de Moraes
Divulgação Bernadete Pupo e Simone Negrão estarão na Reunião de RH do Sincodiv-SP, em 16/02.

A próxima Reunião do Grupo de RH do Sincodiv-SP acontecerá na sede do Sindicato (Avenida Indianópolis, 1967 - Planalto Paulista, em São Paulo-SP), em 16/02, e trará as especialistas Bernadete Pulpo e Simone Negrão Moerman para apresentarem o tema de Indicadores e Balanced Scorecard em Recursos Humanos.

Para esclarecer melhor o tema e dar uma pitada do que se pode esperar para o evento, as especialistas deram entrevista exclusiva ao Sincodiv-SP Online, falando do que é o BSC (Balanced Scorecard), como aplicá-lo e o porquê da implantação desse sistema tornar a área de RH mais eficiente.

Bernadete é graduada em Administração, pós-graduada em Direito do Trabalho, Mestre em Administração e em Psicologia da Educação, com experiência em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas. Ela é também articulista, palestrante, autora do livro "Empregabilidade acima dos 40 anos" (editora Expressão e Arte) e coautora em dois livros da Editora Ser Mais: Estratégias Empresariais para pequenas e médias empresas (2015) e Planejamento Estratégico para a vida (2015).

Simone é administradora com pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos e Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). Coach com certificação internacional, ela tem mais de 23 anos na área de Desenvolvimento Organizacional em empresas multinacionais como executiva de RH. Ela também é coautora do livro "Coaching & Auto realização", publicado pela Editora Ser Mais.

Acompanhe a entrevista na íntegra, a seguir:

Sincodiv-SP Online: O que é o BSC?

Bernadete e Simone: Em resumo, o Balanced Scorecard é um modelo de gestão da estratégia que permite uma administração correta e a criação de um conjunto de indicadores de desempenho como referencial central no gerenciamento das ações de RH. O objetivo do BSC é colocar a estratégia em ação.

Sincodiv-SP Online: Quais os principais benefícios do modelo?

Bernadete e Simone: Essa metodologia colabora para o RH ter uma gestão de alto desempenho, muito diferente da cultura de gestão de pessoal que muitas empresas ainda estão praticando. Além disso, amplia o foco dos profissionais de Recursos Humanos para uma atuação estratégica e cria vantagem competitiva para a empresa.

Sincodiv-SP Online: Quais são as principais dificuldades em se implantar o modelo?

Bernadete e Simone: O Balanced Scorecard para RH é uma metodologia bastante eficiente, mas essa ideia tem que ser "comprada", não somente pela cúpula da empresa, mas também pelas demais áreas, pois se trata de alinhamento de estratégias.

Outras barreiras que podem existir para a implantação do modelo são a falta de conhecimento da metodologia, a falta de cultura e preparo dos profissionais com mensuração de indicadores e a falta de visão do profissional de Recursos Humanos quanto à importância do alinhamento do RH com a estratégia da empresa.

Sincodiv-SP Online: Como esse modelo pode ser utilizado como referência à gestão do RH e torná-lo parceiro estratégico da empresa?

Bernadete e Simone: Nas últimas décadas, os profissionais de RH estão sendo desafiados a adotar um papel mais estratégico na organização e isso passa pela criação de indicadores consistentes de desempenho da própria área e de como ela contribui para o desempenho da empresa.

Todas as demais áreas (Financeira, Supply Chain, Vendas, Produção etc.) há muito tempo têm indicadores sólidos e são facilmente mensuráveis. É tempo do RH ter indicadores que vão além dos básicos, tais como absenteísmo, turnover, custo RH etc.

Sincodiv-SP Online: Por que algumas empresas são bem sucedidas na aplicação do modelo e outras não? Quais os fatores determinantes para que tenham êxito?

Bernadete e Simone: As empresas bem sucedidas na implantação do Scorecard RH se preocuparam com o preparo dos colaboradores e treinamento da metodologia – condições essenciais para a adoção do sistema dar certo, estimulando, inclusive, a cultura de mensuração de resultados no RH.

Existem algumas empresas que tentam implantar o Scorecard RH, mas não se atentam ao fato de que não basta ter os números em mãos, o importante é saber o que fazer com eles: transformá-los em informação e raciocinar estrategicamente. Se esses fatores não estiverem presentes, é muito provável que a implantação dessa metodologia não tenha êxito.

Outro fator importante para o êxito é a constante reavaliação do programa e a realização de ajustes periódicos.

Serviço

Reunião do Grupo de RH do Sincodiv-SP em fevereiro

Data: 16/02/2017

Horário: das 14h00 às 17h00

Local: Sede do Sincodiv-SP, na Av. Indianópolis, 1967 - Planalto Paulista, São Paulo (SP)

Tema: Indicadores, Balanced Scorecard para RH e case prático da OSRAM

Inscrições: Envie um e-mail para sincodiv@sincodiv.org.br, informando nome(s) da(s) empresa(s), do(s) participante(s), cargo(s), e-mail(s) e telefone(s) de contato.

Produção e edição

 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário cadastrado.