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Seção Reportagem
23/03/2017 - 12:20:22
Propostas online por usados crescem em 2016. Saiba aproveitar o mercado
Por Matheus Medeiros e Juliana de Moraes
Sincodiv-SP / Sarro Comunicação

Pesquisa divulgada recentemente pela Webmotors mostra que o número de propostas por carros usados no site – o maior de vendas online do país – cresceu 13% em 2016, na comparação com o ano anterior. Além disso, os leads (de contatos com vendedores) e as visitas ao site, referentes a carros usados, cresceram em 30% e 07%, respectivamente.

Esses dados mostram que é cada vez mais importante os distribuidores de veículos se atentarem para o mercado online como oportunidade para o fluxo de negócios para carros usados. "O meio eletrônico se consolidou como o principal para a busca e análise do melhor negócio (em usados), já que fica fácil e rápido comparar produtos e ofertas, além de ser um meio prático e ágil para entrar em contato com o vendedor", explica Rafael Constantinou, gerente de Marketing da Webmotors.

Valdner Papa, especialista no mercado automotivo, concorda. "Estamos num processo acelerado de desintermediação, o que está levando as margens dos veículos novos a patamares que não sustentam os custos de negociação no varejo. Essa constatação leva à importância de um maior foco em usados, além de também em investimentos de venda integral pela internet".

Curso Vendas Web

Atento a essa tendência, o Sincodiv-SP vem desenvolvendo, desde 2015, o curso "Vendas Web - Prospecção, Gestão e Fidelização de Carteira", para os vendedores de suas concessionárias associadas.

O treinamento, ministrado pelo especialista Rafael Cutait, busca debater e mostrar técnicas que melhoram a estratégia e a execução das ferramentas que levam à profissionalização do atendimento digital das distribuidoras.

"O curso é um sucesso – comprovado pelo fato de que mais de 600 vendedores já terem participado dos treinamentos – porque passa desde as dicas mais simples sobre como elaborar fotos e vídeos até os processos mais complexos e essenciais de prospecção para vendas online", destaca Octavio Leite Vallejo, superintendente do Sindicato.

Técnicas ensinadas no treinamento para vendas de carros usados no meio digital estão detalhadas no "Guia de Anúncios do Sincodiv-SP para vendas online".

Alguns exemplos de práticas recomendadas para a criação de anúncios atraentes estão relacionados às imagens de fotos e vídeos que devem mostrar:

- O carro limpo na parte interna e externa, assim como no motor;

- O veículo em lugar privilegiado da loja, como o local da entrega com a marca da empresa presente na fotografia. Em locais abertos, o sol deve ficar atrás de quem está fotografando;

- Para tirar foto do motor, o carro deve ficar em local aberto e na sombra. Se não houver sombra, você pode posicionar a tampa do capô de maneira que faça sombra. Sem o reflexo da luz, é possível explorar com riqueza os detalhes das peças;

- Nos vídeos, mostrar os diferenciais do seu veículo na comparação com o dos concorrentes (como o bom estado dos pneus, etc.)

"Grande parte do processo de compra de um veículo está relacionado com as fotos e os vídeos dos anúncios. Essas ferramentas são o cartão de visita do carro e devem mostrar o porquê do valor daquele anúncio", explica Cutait, em dica dada no Guia.

A relação completa de informações pode ser acessada na primeira parte do Guia de Anúncios, clicando aqui.

As segunda, terceira e quarta partes do "Guia de Anúncios do Sincodiv-SP para vendas online" também estão disponíveis no portal do Sindicato. Os documentos abordam: a importância de uma descrição detalhada do produto no texto do anúncio; como definir a escolha de portais de venda e ferramentas de integração; e o papel das redes sociais e seu impacto para o bom desempenho dos negócios.

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