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Seção Reportagem
04/04/2017 - 10:42:07
Humor e entretenimentos são essenciais para publicidade com Geração Z, informa pesquisa da Kantar
Por Matheus Medeiros e Renan De Simone
Imagem cortesia de Stuart Miles em FreeDigitalPhotos.net

Os jovens que hoje compram seus primeiros carros não têm o mesmo comportamento dos que faziam o mesmo há quatro ou cinco anos. Isso acontece devido à expansão da tecnologia e da globalização, que marcam o início da Geração Z, aqueles nascidos a partir de 1997.

A empresa de pesquisa Kantar Millward Brown se debruçou sobre os jovens dessa geração para entender mais sobre os hábitos e reações desse público diante da publicidade.

"A Geração Z na América Latina tem um olhar sobre a vida diferente das gerações anteriores, já que, por serem nascidos em um ambiente "hiper-tecnologizado", eles são muito espertos, autossuficientes, conscientes dos riscos e realistas", explica Felipe Ramírez, CSO (chefe de Soluções, na tradução do inglês) da Kantar América Latina.

Contexto

Uma característica importante sobre os hábitos dessa geração quanto à publicidade está relacionada com o contexto em que ela é apresentada. O levantamento indica que – ao contrário da Geração X (os nascidos nas décadas entre 1960 e 1980), que prefere ver anúncios em notícias (51%) – os jovens elegem filmes (56%), músicas (50%) e séries (48%) como os contextos preferenciais para propagandas.

"O mindset da Geração Z está mais propício a receber publicidade em seus momentos de lazer e entretenimento", indica Maura Coracini, gerente de Mídia da empresa de pesquisa.

Além disso, o levantamento mostra, a geração prefere anúncios que sejam engraçados ou humorísticos (74%), que tenham uma boa música (65%) e que contem uma história interessante (65%).

"Uma boa publicidade dirigida a esse público precisa ser criativa, apostando em elementos de música, humor e design, e buscando captar a atenção desde o começo", enfatiza Ramírez.

Tradição

No entanto, apesar de se tratar de jovens conectados com o digital, a Geração Z ainda conserva hábitos tradicionais, como ser favorável a anúncios em TV (67%) e outdoors (64%).

"Outra característica importante é o horário nobre, já que mesmo em menor grau, na comparação com as gerações Y e X, o horário entre 18h e 24h continua sendo uma janela de oportunidade maior para falar com a audiência", aponta.

Abaixo, confira alguns outros dados interessantes levantados pela pesquisa AdReaction sobre a Geração Z:

- 72% dos entrevistados consideram muito importante ter a opção de "pular" os anúncios digitais;

- Pessoas da Geração Z consomem, em média, 6,1 horas por dia em mídia online (computador e mobile);

- 74% usam o Youtube por diversas vezes ao dia, mesmo número que o Facebook;

- 63% preferem vídeos publicitários de até 20 segundos de duração.

 

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