ESQUECI MINHA SENHA >
Sincodiv
ÍNDICE SINCODIV-SP ONLINE
Seção Reportagem
06/04/2017 - 12:29:48
Concessionárias da capital são alvo de projeto do governo paulista para identificação de áreas contaminadas
Por Juliana de Moraes e Renan De Simone
Sincodiv-SP / Sarro Comunicação

As concessionárias da cidade de São Paulo que prestam serviço de oficina mecânica de veículo automotor, bem como de manutenção mecânica, elétrica de caminhões, ônibus e veículos pesados fazem parte de um projeto-piloto do governo paulista de Avaliação Preliminar e Investigação Confirmatória para identificação de áreas contaminadas.

A definição está na Resolução SMA Nº 11, de 08/02/2017, publicada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente. O órgão público selecionou as empresas de distribuição, enquadradas no CNAE 45.20-0/01, entre as mais de 30 categorias que participarão de uma investigação a ser coordenada pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).

Uma vez convocadas, as concessionárias de veículos da capital localizadas nas regiões-alvo do projeto terão prazo de 180 (cento e oitenta) dias – contados da data de convocação – para apresentação dos resultados de análise dos pontos a serem verificados na Avaliação Preliminar para identificação de áreas contaminadas.

O que fazer para checar a situação da concessionária?

De acordo com Luiz Henrique Lopes Vilas, sócio da Ouro Verde Meio Ambiente e Negócios Sustentáveis, empresa conveniada ao Sincodiv-SP e especializada em gestão ambiental, os empreendedores do setor podem realizar o Diagnóstico Ambiental Rápido e conhecer sua realidade ambiental, ou seja, identificar eventuais passivos. 

Por meio do aplicativo gratuito "Autoverde - Responsável Ambiental", é possível a realização do próprio diagnóstico. "Basta acessar o App como visitante e responder às questões solicitadas. Ao final, será informado até o valor estimado de passivos ambientais (multas e notificações) passíveis de ocorrer. A partir do resultado encontrado, é muito mais fácil adequar a concessionária", explica.

O link para baixar o aplicativo AutoVerde - Responsável Ambiental está no Google (https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.labcinco.autoverde) e também na Apple Store (https://itunes.apple.com/WebObjects/MZStore.woa/wa/viewSoftware?id=1156718642&mt=8#), funcionando tanto nos celulares de plataforma Android como IOS.

"A conscientização e o envolvimento da alta direção da empresa é muito importante para minimizar os passivos ambientais na revenda e também nos imóveis utilizados pela operação do concessionário", destaca.

Por fim, ele explica que as atividades de manutenção veicular enquadradas no CNAE 45.20-0/01 passaram a ser consideradas Atividades Potencialmente Geradoras de Áreas Contaminadas pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente a partir da Resolução SMA Nº 10, publicada também em 08/02/2017, portanto as empresas do segmento passarão a ser alvo de fiscalização não só na capital, mas em todo o estado, conforme cronograma publicado pela SMA. 

Produção e edição

 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário cadastrado.