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Seção Entrevista
21/09/2017 - 14:37:51
Bate-papo com Andressa Perini, cofundadora da Goodies, confeitaria de doces criativos e divertidos em Curitiba - PARTE II
Por Renan De Simone e Matheus Medeiros
Divulgação/Goodies Bakery Andressa Perini que deixou a carreira de Direito para se dedicar a “fazer a vida das pessoas mais feliz através da doçura”, segundo ela mesma.

Sincodiv-SP Online: A comunicação parece ser um ponto de interesse de vocês, incluindo mídias sociais. Como ela pode ajudar o negócio?

Andressa Perini: Começamos no Youtube, mas não demos andamento por conta da expansão da Goodies. Hoje, temos investido muito no Instagram e crescemos de maneira orgânica, patrocinamos pouquíssimas coisas. Usamos muito o Stories (ferramenta do aplicativo que permite postar fotos e vídeos que ficam disponíveis por apenas 24h e mesmo disponibilizar imagens ao vivo), pois as pessoas querem saber o que está acontecendo agora, comentar e participar. Tem sido uma boa estratégia.

Facebook, nesse caso, acaba ficando em segundo plano. Outros meios de frontline, revistas, etc., costumamos não utilizar porque o investimento é muito alto e o retorno é difícil de mensurar. Acredito que cada negócio deve procurar qual é o canal que se ajusta melhor à sua necessidade e atinge seu público.

O Instagram, nesse caso, é melhor para nós porque o feedback é bem rápido e você acompanha seus clientes de maneira mais pessoal. Atualmente, cuido dessa parte e destaco que faço questão de responder a cada um deles. Nós temos uma agência de marketing que nos ajuda nas ações, mas esse relacionamento eu não terceirizo porque entendo que a Goodies somos nós e manter esse relacionamento próximo gera muito valor.

Sincodiv-SP Online: Como é o relacionamento de vocês com seu público? Já receberam sugestões ou críticas?

Andressa Perini: Recebemos muito feedback, o que no início foi difícil, pois eu achava que toda crítica era um problema. Hoje, com mais maturidade, vejo que as pessoas querem ajudar. Os retornos negativos diminuíram, o que é consequência de estarmos mais tempo no mercado. No início tivemos de corrigir muita coisa.

Eu discordo um pouco da frase de que "o cliente tem sempre razão". Temos de ir fundo nos casos: conversar com o cliente e entender sua intenção antes de partir para ação. Digo isso porque já recebemos comentários negativos no site do Trip Advisor, por exemplo, e, quando investigamos, descobrimos que havia sido a concorrência tentando ser maliciosa para nos desqualificar. É preciso ter cuidado com as plataformas de avaliação. Dê importância e investigue.

Sincodiv-SP Online: O que a marca oferece hoje além dos doces?

Andressa Perini: Também oferecemos aulas e nos alegramos muito em dividir o conhecimento. Minha irmã havia feito um curso de pâtisserie numa das primeiras turmas aqui de Curitiba, e embora o curso fosse pago, os chefs não passavam receitas, eram bem resistentes em dividir conhecimento.

Minha irmã aprendeu o básico e seguiu estudando pela internet, livros, consumindo muito conteúdo. Assim, nossa visão, pelo menos aqui em Curitiba, é que ainda carecemos de ensino qualificado, pois os professores dividem pouco e, se você quiser uma qualificação melhor, precisa sair daqui, o que exige um investimento alto.

Sincodiv-SP Online: Vocês oferecem cursos para dividir conhecimentos, então?

Andressa Perini: Sempre dizemos que o cemitério é o local mais rico do mundo porque lá as pessoas enterram seus talentos: ou porque não acreditaram neles, ou porque não quiseram dividir com os outros.

Assim, temos dividido nosso conhecimento e experiências, para que as pessoas tenham esse conteúdo com qualidade, a um valor acessível e possam investir em seus sonhos. Queremos que as pessoas desenvolvam seus talentos e não que os escondam. Nós vemos a Goodies também como uma ferramenta para fazer as pessoas sonharem, e principalmente realizar. É o que pregamos: vivemos um sonho e queremos que as pessoas vivam os seus também.

Obviamente, temos algumas receitas exclusivas que são nosso carro-chefe, mas deixamos isso claro, passando outras tão boas quanto, com um conteúdo bem legal.

Sincodiv-SP Online: Você e sua irmã fundaram a empresa, mas ela segue qual modelo hoje?

Andressa Perini: Ainda trabalhamos no modelo de empresa familiar, hoje ainda mais, pois meu pai e minha mãe também trabalham conosco, além de amigos. No início, quando éramos apenas eu e a Larissa, era mais complicado, pois tínhamos de fazer de tudo, não havia divisão, ambas faziam compras, ficavam na cozinha de produção, faziam marketing, etc.

Com a expansão, me vi obrigada a sair da cozinha, o que foi complicado, pois eu gostava de estar lá, era controladora, queria opinar em tudo (risos). Entretanto, entendi que a Larissa tinha mais qualificação para isso e confiamos uma na outra. Nos dividimos para multiplicar. Uma foi para administração e marketing e a outra ficou na produção.

Esse movimento exige confiança. Se quisermos todos fazer tudo, com certeza teremos lentidão e retrabalho, além de estresse. Temos de delegar e acreditar que a pessoa pode executar um bom trabalho, entendendo que uma representa a outra e vice-versa, e todos representam a persona da empresa. Saber qual é a missão da Goodies, sua posição e como essa persona age, ajuda demais a termos um norte de como tomar decisões assertivas.

Temos reuniões diárias para atualizarmos o andamento das coisas e até palpitamos na área uma da outra, mas sempre como sugestão. O que importa é a confiança na capacidade da outra.

No início, quando estávamos juntas em tudo, nossas opiniões divergentes em determinados pontos geravam algumas discussões, a maioria benéfica. Entretanto, hoje, com cada uma tomando decisão por uma área, posso dizer que há opiniões diferentes, sugestões e contribuições, mas sem brigas.

Sincodiv-SP Online: Vender doces, assim como carros, não é um negócio novo, mas vocês encontraram uma maneira de dinamizar e inovar o negócio. Para nosso público, os concessionários de veículos, qual dica dariam?

Andressa Perini: Há muito paralelo entre as duas áreas, pois trabalhamos com vendas e na relação com o cliente, usamos estratégias parecidas, o que muda é o produto. A meu ver, existe melhoria e existe inovação. Sempre há espaço para ambas, mas não é preciso ter as duas simultaneamente, é preciso ver o que melhor se adequa ao seu negócio.

Quando criamos a Goodies, por exemplo, acabamos inovando. Fizemos doces finos com qualidade, textura, sabor e cor em um cupcake, que antes era "apenas um bolinho com brigadeiro". Demos nosso melhor, estudamos, mudamos o conceito.

Se você olhar para o valor de um cupcake de R$ 3,90, você talvez não perceba a quantidade de estudo, conceitos e trabalho ali envolvido. No nosso caso, 60% dos insumos que utilizamos são importados, pois buscamos produtos excelentes e entendemos que temos de dar nosso melhor. Não temos um grande lucro sobre o produto, mas como nossa margem é baixa, ganhamos em escala. Temos de vender muito para compensar. O que é um pouco o oposto aos veículos, produto com bastante valor agregado.

Onde vejo ponto de encontro – e essa é minha dica aos concessionários de veículos do Sincodiv-SP – é que a alegria do nosso consumidor deve nos satisfazer e motivar. Talvez eu não tenha uma margem de lucro tão grande como eu desejaria, mas posso ceder um pouco para poder oferecer uma experiência gostosa para o meu cliente, a um valor acessível, o que o fideliza.

Essa é uma das técnicas de negociação que aprendi e utilizamos. Ela consiste em entender a real necessidade e expectativa do cliente e de ser bem transparente no que você deseja oferecer com seu produto/serviço. Isso cria um laço muito forte, pois não é questão de um ganhar e outro perder, mas sim de se realizar uma troca vantajosa para ambos. Eu não "escondo cartas", por assim dizer.

O consumidor não pode ter a sensação de ter sido enganado ou lesado. As novas gerações são movidas por informações, então não podemos subestimar nosso cliente. "Ah, ele não entende de carro", ele entende sim de carro, de assessórios, de doces, cupcake e etc. Eles conhecem o que querem comprar e temos de acompanhar isso e oferecer um produto bom com atendimento de qualidade.

Como dica, recomendo um livro que se chama "O Poder da persuasão", de Robert Cialdini. Ele fala sobre técnicas de persuasão naturais que usamos e nem temos consciência, como repetição e urgência, que são tradicionais, mas também há aquelas mais novas que defendem essa entrega e transparência.

Sincodiv-SP Online: O que move a Goodies, afinal?

Andressa Perini: O que nos motiva é o propósito de alegrar a vida das pessoas e não apenas realizar uma venda. Nós nos alegramos em alegrar. Acredito que se os distribuidores tiverem esse objetivo em mente, aliado com a sabedoria de nunca subestimar seu cliente e, mais ainda, de sempre tratá-lo com respeito e transparência, tudo correrá bem!

 

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