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Seção Entrevista
06/12/2011 - 10:53:52
Bate-papo com Alexandre Tadeu da Costa, criador da maior rede de franquias de chocolates finos do mundo - 2ª parte
Por Ana Paula Nogueira e Juliana de Moraes
Divulgação/Cacau Show "Aproveitamos o crescimento do poder aquisitivo, mas sempre olhamos o consumidor como sendo mais do que uma classe social", afirmou Costa. O segredo de vendas, segundo ele, é oferecer chocolates de qualidade a preços justos.

 

Sincodiv-SP Online: O que guia o processo de inovação na Cacau Show? Como são pensados os produtos novos?

 

Alexandre Costa: Os produtos são sempre pensados para atender o padrão de exigência crescente dos nossos consumidores. A concorrência também é um grande incentivo para a inovação, para isso investimos em equipamentos que aprimoram a produção.

 

Mas não posso esquecer da qualidade e, sem dúvida, da dedicação e carinho, não só com os nossos chocolates, mas também com os nossos consumidores e colaboradores. É um processo saudável para todos, inclusive para os nossos clientes, que saem ganhando.

 

Sincodiv-SP Online: Muitas vezes as pessoas têm medo de entrar numa loja ou adquirir um produto que pensa ser caro, e a Cacau Show investiu neste tipo de cliente (que temia entrar numa loja de chocolates finos). Como foi o processo de “democratização” do chocolate artesanal?

 

Alexandre Costa: Alguns consumidores realmente ainda têm esse receio e estamos sempre atentos aos movimentos do mercado e aos nossos clientes, que são extremamente sensíveis aos preços que praticamos. 

 

Por isso, temos os produtos de entrada, como as trufas, que possuem um preço mais acessível e também produtos com maior valor agregado, como é o caso das opções de presentes que são mais sofisticadas e gourmets. 

 

A questão é ter o produto ideal para cada bolso e situação e atender a todos igualmente para que se sintam bem e à vontade de entrar e estar nas lojas, tanto as pessoas com gosto mais simples quanto as mais refinadas.

 

Sincodiv-SP Online: Talento e dedicação são importantes, mas você considera a existência do fator sorte (ou mesmo azar)? Se sim, comente um episódio da trajetória da Cacau Show a respeito disso.

 

Alexandre Costa: Eu poderia ter considerado que tive azar já no episódio inicial do meu envolvimento com o negócio de chocolate. Mas pensei diferente, conduzi os desafios e em momento algum desisti. Acredito que esses desafios fizeram da Cacau Show uma marca diferenciada no mercado nacional.

 

Outro ponto importante é que continuamente precisamos buscar excelência e lembrar que a gente nunca “chegou lá”. Quando as pessoas acham que alcançaram o objetivo, entram em uma zona de conforto e começam a declinar. Temos sempre que ter novas metas e novos desafios.

 

Outro segredo também é o equilíbrio, principalmente entre emoção e razão. Existem os resultados, metas e lucros, mas, acima de tudo, existem pessoas, que são as grandes responsáveis pelo sucesso de um negócio.

 

Sincodiv-SP Online: Você mesmo busca cursos de especialização, visita feiras sobre o tema, trabalha na fábrica da Cacau Show etc. Qual a consequência de inserir-se na rotina da empresa, não apenas administra-la?

 

Alexandre Costa: Certamente isso é um diferencial muito importante. Nós, empreendedores, temos sempre que estar antenados sobre o que está acontecendo no mundo, porque acompanhar as novas tendências é fundamental para a busca da inovação e diferenciais de mercado.

 

Sempre que possível participo de eventos, faço palestras e troco conhecimento e experiências. A Europa está entre os destinos que costumo visitar para absorver novas práticas e continuamente aprimorar meu negócio.

 

Sincodiv-SP Online: Considera que esse comportamento facilita na hora de repassar os novos projetos e metas da empresa aos funcionários e franqueados?

 

Alexandre Costa: Com certeza, pois sempre há novidades para serem aplicadas e compartilhadas. Quando mais os franqueados desenvolvem o aprimoramento e observação do mercado, maior a tendência de crescimento de um negócio.

 

Sincodiv-SP Online: O livro mostra algumas ideias suas para se aproximar dos seus colaboradores: almoço de sexta-feira santa, fotos dos filhos dos funcionários na fábrica, formatura para os franqueados. Comente a importância de criar uma identidade para a marca, que envolva toda a equipe e conquiste os consumidores.

 

Alexandre Costa: A Cacau Show é minha segunda casa e as pessoas que trabalham comigo são, consequentemente, minha segunda família. Preciso ter proximidade e admirar o caráter delas, pois passamos grande parte do dia juntos.

 

Não podemos falar só em resultados e ser extremamente racionais. É claro que é preciso ter lucratividade, pois nenhuma empresa é sustentável sem lucros, mas manter os colaboradores sempre motivados está também entre os segredos do nosso sucesso.

 

Apostamos em treinamentos, viagens de conhecimento e claro, prêmios de incentivo. É junto com essas pessoas que construímos esta história diariamente.

 

Sincodiv-SP Online: Você costuma ler muito? Cite alguma biografia ou outro livro marcante que inspire seu modo de vida ou guie seus negócios.

 

Alexandre Costa: Costumo sim. Uma leitura que posso citar é “Qual é a tua obra?”, de Mario Sergio Cortella. É uma lição de vida que me ajudou a aprofundar as questões de liderança, tema extremamente importante para um empreendedor, principalmente quando se fala em inovação e na capacidade de se reinventar a cada adversidade que aparece.

 

Para entender melhor o consumidor, minha recomendação é “Desejos Contemporâneos”, de Beth Furtado, que trata de questões da atual sociedade, como o consumo impulsivo. Além desse, posso falar do “Luxo for All”, de José Luiz Tejon, Roberto Panzarini e Victor Megido, que trazem uma abordagem sobre a nova classe média, seus hábitos de consumo e desejo.

 

E para finalizar, menciono o “Made in America”, de Sam Walton e John Huey, e “Onward”, de Howard Schultz e Joanne Gordon, que trazem a história de duas grandes empresas norte-americanas (Walmart e Starbucks, respectivamente) com cada desafio enfrentado para a construção de um negócio de sucesso.

 

 

 

 

Produção e edição:
Moraes & Mahlmeister Comunicação