ESQUECI MINHA SENHA >
Sincodiv
ÍNDICE SINCODIV-SP ONLINE
Seção Reportagem
08/08/2018 - 10:41:57
Resiliência e adaptação do setor automotivo são destaques em abertura do 28º Congresso & Expo Fenabrave
Por Matheus Medeiros e Juliana de Moraes
Fenabrave Alarico Assumpção Jr., presidente da Fenabrave, durante a cerimônia de abertura do 28º Congresso da Federação

A cerimônia de abertura do 28º Congresso & Expo Fenabrave, em 07 de agosto, foi marcada por mensagens de otimismo diante dos cenários presente e futuro do setor – e do país, em geral – das autoridades que prestigiaram o evento, entre elas Michel Temer, presidente da República; Bruno Covas, prefeito da cidade de São Paulo; Marcos Jorge, ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços; Antonio Megale, presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores); entre outras lideranças.

Alarico Assumpção Jr., presidente da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), abriu o evento com mensagem que enfatiza a necessidade de o setor estar pronto para se adaptar a um novo cenário, moldado, principalmente, pela evolução tecnológica e a conjuntura político-econômica do país.

"Nos últimos quatro anos, tivemos que aprender a mudar e a nos adaptar a novas realidades diante da crise do setor e do país, sendo extremamente resilientes. Mesmo agora, em um cenário de recuperação econômica, temos que seguir mudando nossos comportamentos, abandonando os velhos vícios para estarmos prontos para o futuro, já que vivemos um momento de transição".

Para ele, o atual momento exige que as empresas do setor sejam ousadas para estarem prontas para o futuro da mobilidade. "É necessário testar soluções e ideias novas no presente para que estejamos preparados para o amanhã. Há uma série de inovações surgindo que vão mudar completamente a dinâmica da mobilidade – que envolvem conectividade, veículos autônomos, elétricos, etc. No entanto, não podemos esquecer que por trás de cada smartphone há uma pessoa", destacou Assumpção Jr., enfatizando que "o mundo é digital, mas o relacionamento é humano".

Também participaram da cerimônia de abertura do evento Blairo Maggi, ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Luiz Antônio Fleury Filho, ex-governador do estado de São Paulo; Herculano Passos, deputado federal e presidente da Fremob (Frente Parlamentar Mista em Defesa da Distribuição de Veículos Automotores e da Mobilidade); e Rodnei Souza, diretor do Itaú Unibanco.

Resiliência é palavra-chave

A edição de 2018 do Congresso tem a palavra "Resiliência" como tema central de discussões. "O setor automotivo vem dando um grande exemplo de resiliência para o restante do país nos últimos anos. Com profissionalismo, visão de futuro e trabalho duro, o setor conseguiu resistir e superar as dificuldades apresentadas pela crise", apontou Temer.

Para o presidente da República, o dinamismo que caracteriza a produção e distribuição de veículos no Brasil é o grande motivo para essa retomada. "Os dados divulgados nos últimos meses que mostram o grande crescimento nos emplacamentos provam que estamos diante de um setor ágil, moderno e preparado para os desafios do presente e futuro".

Temer destacou, ainda, que apesar da conturbação do cenário eleitoral, o país deve se manter otimista. "Nós fincamos estacas que nenhum candidato que venha a ser eleito conseguirá mudar. O próximo governante do país terá que continuar com as reformas que começamos".

Rota 2030 conduzirá desenvolvimento do setor

O Rota 2030, programa de incentivo para fabricantes de carros que vigorará no país pelos próximos 15 anos, também foi assunto da solenidade. "O programa dita as regras para a maior eficientização e modernização da indústria automotiva no país. Representa uma vitória para o setor, já que foi construído com a colaboração de todos – da indústria, das revendedoras e todos os segmentos do governo –, adaptando-se a todos os desafios apresentados", afirmou Marcos Jorge.

 

Edição e revisão

 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário cadastrado.