ESQUECI MINHA SENHA >
Sincodiv
ÍNDICE SINCODIV-SP ONLINE
Seção Entrevista
27/09/2018 - 09:35:26
Bate-papo com Anderson Macena, fundador da Top Spa Car, empresa de estética automotiva que atua dentro de concessionárias de veículos - PARTE II
Por Renan De Simone e Matheus Medeiros
Divulgação

Sincodiv-SP Online: A Top Spa Car vem se reinventando constantemente, conte um pouco desses passos e como identifica tais necessidades.

Anderson Macena: Em 2008, passamos a fabricar nossos próprios produtos químicos e a motivação foi ambiental e trabalhista, diminuindo a insalubridade. Os xampus e produtos à base de petróleo eram nocivos e de difícil destinação, o que nos motivou a conversar com a indústria química e permitiu a criação da nossa linha de produtos.

Em resumo, usamos produtos alcalinos e ácidos nos processos que, quando combinados, anulam as propriedades nocivas um do outro, tornando-se biodegradáveis.

Além disso, em 2011, criamos um modelo em que a lavagem dos veículos reaproveita até 95% de água, sendo a pulverização responsável por essa pequena dispersão. Essa tecnologia eu busquei na Áustria e atende às necessidades ambientais e de economia dos concessionários. Interessante notar que esse processo só é possível porque utilizamos os produtos biodegradáveis criados anos antes.

Sincodiv-SP Online: Novas parcerias das montadoras para Marketplace online, alterações no perfil do consumidor e outros fatores vêm provocando mudanças na distribuição de veículos. Como você vê isso?

Anderson Macena: Vejo de maneira muito positiva, pois, como disse antes, vai fortalecer a importância da área de serviços e melhorar o meu negócio e o daquelas empresas atentas a esse movimento.

Os concessionários terão a oportunidade de ter um showroom menor, mais enxuto e mais especializado. Se o cliente busca informações triviais da internet, os vendedores terão de se especializar ainda mais. Uma loja com tecnologia e ambiente que traga experiência diferente, oferta de soluções e pessoal especializado será um atrativo para a satisfação e conquista do cliente.

Sincodiv-SP Online: Quais são os maiores desafios e benefícios dentro da necessidade de treinar as equipes de franqueados e estabelecer relacionamento com os concessionários?

Anderson Macena: Os benefícios são as pessoas, sempre, tanto com as concessionárias, que hoje conheço bastante, quanto os franqueados. Relacionamentos, experiências, troca de saberes. Em alguns treinamentos, os franqueados melhoram processos de maneiras que eu não havia pensado, é muito produtivo.

No entanto, os maiores desafios também estão relacionados com as pessoas (risos). Com os concessionários, em geral, não há enfrentamentos, pois trazemos soluções e lucros, mas o perfil dos franqueados parece sempre ser a grande crise.

Às vezes a pessoa tem o perfil, mas não quer investir, em outras tem o capital e não tem o perfil. Para resolver isso, todo franqueado passa pelo meu crivo pessoal, com entrevistas, visitas a pontos Top Spa Car e bastante teste. Algumas pessoas até me dizem "poxa, Anderson, parece que você não quer ganhar dinheiro".

A grande verdade é que o nosso trabalho é ganhar dinheiro vendendo saúde para as pessoas, então qualidade é essencial para manter a credibilidade e parceria com os clientes, sejam eles os concessionários ou o consumidor direto. É preciso trabalhar muito como franqueado, e nem todo mundo está disposto a isso.

Sincodiv-SP Online: Para onde caminha seu negócio? Quais são os próximos passos e/ou planos para a Top Spa Car?

Anderson Macena: Como citei, estamos entrando no mercado norte-americano, no qual temos muito a acrescentar, vez que a parte de lavagem lá é feita com trabalhadores temporários que não têm muito comprometimento, por conta das leis trabalhistas diferentes, abrindo espaço para terceiros com equipe própria.

Começamos pela Flórida e estamos recebendo bastante ajuda da Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e de outras entidades internacionais. Além disso, também estamos visando o mercado do Peru, onde vamos iniciar com parcerias.

O interessante no caso de Peru é que o "acarômetro" abriu portas, pois vamos fornecer o equipamento para escolas públicas e hospitais poderem analisar as condições locais e tomarem medidas que melhorem a qualidade de vida de seus ocupantes, depois forneceremos os equipamentos para tais entidades nos EUA. A troca de informações entre os países melhora a todos, temos muito a aprender e ensinar.

Aqui no Brasil, este tipo de atitude é mais difícil porque você tem a dificuldade burocrática e a interferência política querendo te usar de ferramenta eleitoral e etc., então é mais fácil promover ações assim fora do país, por incrível que pareça.

Fora a expansão para estes dois mercados, já estamos preparando modelos de negócio com tecnologias voltadas especificamente para os setores de motocicletas e de caminhões, expandindo nosso leque de higienização, limpeza e estética veicular.

Sincodiv-SP Online: Qual conselho daria aos empreendedores do Brasil?

Anderson Macena: Persistência e disposição! Não há outra forma de vencer. É difícil, mas vale a pena a cada passo que dá certo. Temos de lembrar que não se pode colher sem plantar.

Há pesos, decisões difíceis, um preço a se pagar por nossos sonhos e ambições, mas se mantiver em sua mente que não sabemos nada nunca, e estiver disposto a aprender diariamente, vai dar tudo certo.

Acima de tudo, no Brasil, o empreendedor não tem de ser um leão, mas sim um camaleão, identificando o cenário e se adaptando a ele, criando soluções inovadoras e batalhando muito.

 

Produção e edição

 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário cadastrado.