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Seção Entrevista
27/09/2018 - 09:31:10
Bate-papo com Anderson Macena, fundador da Top Spa Car, empresa de estética automotiva que atua dentro de concessionárias
Por Renan De Simone e Matheus Medeiros
Divulgação

Ele já trabalhou fazendo bicos em postos de gasolina e em pistas de kart, como vendedor de adesivos para bancas de jornais e lavador de carros de uma funilaria para pagar um quartinho aos fundos onde dormia. Essa "suíte", era nada mais que uma privada e uma pia, com chão e paredes de cimento rústico e escuro, sem janelas.

Hoje, aos 41 anos de idade, empresário casado há 16 e com duas filhas, Anderson Macena é proprietário da rede de franquias de lavagem, higienização e estética automotiva Top Spa Car, com mais de 60 pontos espalhados pelo Brasil – nos estados de SP, RJ (onde hoje vive), MG, PA, MT e DF – e com faturamento anual de cerca de R$ 5 milhões. No entanto, em seu celular, ainda carrega a foto da "suíte" citada, para sempre se lembrar das suas origens.

Inovação e inquietação parecem definir esse profissional que iniciou com um "lava rápido de um homem só" que se expandiu e se tornou um negócio lucrativo e que atua dentro e em parceria com as concessionárias de automóveis. A Top Spa Car tem linha de produtos próprios biodegradáveis, estabeleceu equipamentos e processos que permitem lavagem em 12 minutos, além de métodos com reutilização de 95% da água.

Macena é um "professor Pardal", fuçador, chegou a desenvolver um "acarômetro" que mede a qualidade do ar de ambientes. Apesar da inovação, escolhe termo mais simples para o trabalho e aconselhar quem tem sonhos como os seus: persistência.

Nesse Bate-papo exclusivo ao Sincodiv-SP Online, ele fala sobre como desenvolveu sua franquia, dos processos da estética e higienização automotiva e até analisa o negócio de concessionárias em comparação aos EUA. Acompanhe a íntegra da conversa a seguir.

Sincodiv-SP Online: Você é natural de onde? E como começou a trabalhar com lavagem e estética automotiva?

Anderson Macena: Sou de São Bernardo do Campo, mas já passei por várias cidades do Grande ABC, São Paulo e hoje moro no Rio de Janeiro. Já fiz muita coisa nessa vida por necessidade mesmo, minha origem é simples.

Certa vez, estava morando numa "suíte" (risos), nos fundo da funilaria de um amigo (ele me mostra a imagem e diz que a carrega sempre consigo para lembrar) e para "pagar" o local fazia lavagens nos automóveis que ele consertava. Esse amigo tinha um terreno parado em um outro ponto e, com o tempo e a prática, sugeri a ele que eu poderia usar o local para montar um lava-rápido e ele aceitou. Foi aí que as coisas começaram a mudar.

Sincodiv-SP Online: Quando teve a ideia de criar a Top Spa Car? Quais foram os primeiros passos?

Anderson Macena: Veio bem por acaso, e porque eu nunca disse não para qualquer oportunidade. Na época, havia aqueles livrinhos de locais de serviços que as seguradoras davam para seus clientes e eu queria estar em um deles para me divulgar. Ao procurar uma delas, vi que eu também precisava colocar uma caixa coletora de pilhas e baterias de celular no local e aceitei, já me atentando à questão ambiental surgindo forte.

No entanto, acabei nem sendo colocado no livrinho, pois, ao tomarem conhecimento do meu trabalho, perguntaram-me se eu higienizava carros que tivessem passado por enchente e eu disse que sim. Para falar a verdade, eu nunca havia feito o serviço, mas tinha experiência em limpeza e higienização e pesquisei o assunto.

O pessoal da seguradora me disse que eram vários carros para este serviço e que eu teria de ir até a concessionária de veículos na qual eles estavam. Isso me causou outro problema, pois eu não tinha tanto equipamento, então deixei meu lava-rápido sem nada e fui atender à concessionária Mitsubishi onde os veículos estavam.

Realizei o serviço e eles ficaram muito contentes com o resultado e me ofereceram o trabalho de estética automotiva, higiene e limpeza do showroom da loja. Aceitei e foi a partir da observação do mercado e de como o Pós-vendas era separado do showroom e poderia oferecer mais serviços aos clientes internos e externos ali dentro que desenhei o modelo de negócio que tenho hoje.

Sincodiv-SP Online: E como ele funciona?

Anderson Macena: Basicamente, utilizo as instalações da concessionária (espaço, água, luz, etc.), meus próprios equipamentos e métodos, e trabalho em parceria com a empresa. De um lado, faço os produtos da loja por um preço bem acessível; de outro, presto serviços aos clientes e repasso parte do lucro aos concessionários. Ou seja, uma atividade de lavagem e preparo dos carros que era uma espécie de "prejuízo presumido" do negócio de concessionárias, se torna lucrativo para ambas as partes.

Para o franqueado, não há custo fixo e tem demanda praticamente garantida. Nós oferecemos o modelo de negócio pronto e ele pode adquirir a partir de R$ 50 mil, indo até cerca de R$ 150 mil, a depender do formato desejado. Para o concessionário, é um serviço de qualidade a um preço justo, somado ao repasse de verba dos serviços prestados diretamente aos clientes, com uma alta taxa de satisfação. É uma solução tão boa que parece mentira (risos).

Sincodiv-SP Online: Qual foi sua maior dificuldade quando começou a estruturar o negócio?

Anderson Macena: Eu não tinha capital para nada. Quando abri o lava-rápido, todo o equipamento era emprestado e demorei a conseguir comprar o meu próprio, contratar mais pessoas para a empresa e etc. Eu não tinha ideia do que o negócio iria se tornar, fui aproveitando oportunidades e vendo espaços vazios no mercado.

Sincodiv-SP Online: Hoje, quantas unidades da franquia há? Qual é o faturamento atual?

Anderson Macena: Atualmente são 62 franquias espalhadas pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pará, Mato Grosso e Distrito Federal, e que geram mais de 500 empregos diretamente. Meu faturamento anual gira em torno de R$ 5 milhões. E, para os meus franqueados, o faturamento varia de acordo com o local e o modelo escolhido, mas é algo entre R$ 40 mil e R$ 200 mil mensais.

Sincodiv-SP Online: O que faz o seu negócio diferente?

Anderson Macena: Hoje, eu conheço e domino todos os processos de lavagem, higienização e estética automotiva das montadoras e repasso isso aos franqueados, que se tornam braços das concessionárias no atendimento de tais requisitos.

Nós temos 100% de assertividade nas auditorias das montadoras, e temos de ter para não impactar negativamente no concessionário, que recebe pontuação por isso. Temos métodos que, para atender a alguns clientes, conseguem lavar e higienizar completamente um automóvel em 12 minutos. Outro equipamento lava e seca um automóvel em menos de três minutos. Investimos bastante em conhecimento e tecnologia.

Recentemente, por exemplo, desenvolvi o que eu chamo de "acarômetro", um dispositivo que analisa a qualidade do ar de um ambiente com método não invasivo. Ou seja, quando uma franquia Top Spa Car oferece a higienização do interior de um veículo, por exemplo, ela não se baseia em aspectos falhos como quilometragem, mas sim em tecnologia para a saúde.

Sincodiv-SP Online: Como empreendedor, quais são os maiores desafios enfrentados por você?

Anderson Macena: Burocracia, custos tributários e um mercado altamente sazonal e que sente os impactos econômicos muito rapidamente. É um setor que sempre é o primeiro a entrar na crise e um dos últimos a sair. Se bem que não posso reclamar, pois a crise nos favorece.

Isso porque, quando a venda de veículos cai, é o setor de serviços que recebe atenção e consegue "pagar a conta". Uma mentalidade, aliás, já bem presente nos EUA, mercado em que estamos começando a entrar.

Sincodiv-SP Online: Como você compara os dois mercados, Brasil e EUA, em relação às concessionárias?

Anderson Macena: Há vários aspectos. Lá, eles já entenderam que o mercado está migrando fortemente para o setor de serviços, então não é apenas a área de vendas que interessa crescer, mas eles têm muito o que aprender conosco ainda.

Sincodiv-SP Online: Por exemplo...

Anderson Macena: Seja pelas crises que já enfrentamos, aprendemos a ter um modelo mais enxuto no qual todas as áreas de uma concessionária tentam trabalhar em conjunto, como unidade. Nos EUA, o mercado é amplo e eles vendem muitos carros (em comparação, uma loja grande que aqui vende 200 carros por mês, lá vende sete mil), mas os setores internos das empresas ficam desconectados, são bagunçados, as estruturas ainda são inchadas.

Algumas montadoras orientais, por exemplo, têm níveis de exigência no Brasil que, a meu ver, melhoraram muito as concessionárias e o trabalho. Nos EUA, eles não aceitam tais exigências, pois a distribuição é forte e o mercado mais facilitado para empreender, então, se tal montadora "implica" demais, eles trocam a bandeira. O que pode parecer cultura e tradição empresarial, a meu ver é uma perda em eficientização dos processos.

Leia também a segunda e última parte do Bate-papo com Anderson Macena, fundador da Top Spa Car

 

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