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Seção Entrevista
18/12/2018 - 13:35:37
Bate-papo com Paula Limena, profissional de Marketing radicada nos EUA, autora dos livros The Millennial Mind e Below The Surface
Por Juliana de Moraes e Mirella Freitas
Divulgação

Filha de matemático e cientista social, Paula Limena é uma mistura. Profissional da área de Maketing, ela é também um pouco cientista, um pouco psicanalista, e se dedica a entender o ser humano e suas motivações para o consumo.

Autora dos livros The Millennial Mind (Xlibris / Amazon/barnesandnoble.com) e Below The Surface (Xlibris / Amazon/barnesandnoble.com), ambos lançados nos Estados Unidos, essa paulistana, aos poucos, vem conquistando seu espaço no mercado norte-americano.

Recentemente, fisgou nada menos do que a Amazon e está implementando um projeto para melhor compreensão dos consumidores da categoria de Life Science (Ciência da Vida, na tradução literal). É só o começo de um novo ciclo para ela.

Depois de passar por Du Pont, Iguatemi (Shopping Centers), Harper’s Bazaar, ver um de seus projetos de trabalho estampado no New York Times e conduzir outros como empreendedora, por meio da Consultoria Imageneer, junto a grandes marcas atuantes no Brasil, tais como TomTom, Whirlpool, Land Rover, Spyker (Caltabiano) e BMJ (British Medical Journal), a profissional com uma formação multidisciplinar e binacional, entre Brasil e Estados Unidos, radicou-se nos EUA.

Nessa trajetória, que inclui as formações em transformou-se em uma estudiosa dos Millennials, traçando o mapa do que motiva e desmotiva as novas gerações em suas tomadas de decisão. Além disso, Paula contextualiza todo esse trabalho ao mundo globalizado, ambiente que trouxe novo sentido à existência, modificando de forma irreversível nossa compreensão sobre o espaço e o tempo.

Na entrevista, a seguir, ela fala sobre tudo isso... e um pouco mais. Boa leitura!

 

Sincodiv-SP Online: Pode começar falando um pouco sobre o projeto que emplacou junto à Amazon?  

Paula Limena: Foi um projeto encomendado por um cliente (Lonza), que almejava um novo modelo de negócio junto ao maior player de varejo para testar sua capacidade de go-to-market e inovação. Por ser um projeto da área de Life Sciences, eu não posso detalhar, por acordo de confidencialidade.

O importante para a minha carreira é que, ao apresentarmos o projeto completo e a minha metodologia proprietária de descoberta de arquétipos de categorias/marcas, a equipe da Amazon aprovou imediatamente a proposta e seguimos para o próximo passo (implementação).

Profissionalmente, para mim, foi um marco, no momento em que percebi que a empresa de varejo, dona das maiores e mais parrudas ferramentas de BI (Inteligência para Negócios, na sigla em inglês) do mundo, se encantou com meu mapa BTS (Below The Surface, que infere aquilo que está abaixo do que podemos ver do iceberg, como metáfora - Abaixo da Superfície, na tradução literal do inglês) para justamente, construir novas hipóteses de go-to-market e brand strategy – acesso ao mercado e estratégia de marca, respectivamente.

 

Sincodiv-SP Online: Resumidamente, poderia falar um pouco sobre o mapa BTS e no que ele é inovador?

Paula Limena: O Below The Surface mostra como analisamos e criamos possibilidade de predição sobre algo que não conhecemos (inovação), ou como reinventamos as categorias de produto e indústrias para os Millennials. Eu explico os princípios básicos da metodologia e apresento o mapa para chegarmos nas informações que possibilitam essa análise.

 

Sincodiv-SP Online: O que mudou de forma significativa no comportamento das pessoas pós-globalização, pós-internet?

Paula Limena: Eu digo: tudo!

Quando se mexe na percepção de tempo/espaço das pessoas e dos grupos, as suas perspectivas de reação, inovação e informação mudam. Assim, para se dar exemplos concretos, consumidores querem respostas para suas dúvidas em tempo real. Sendo assim, as lojas não são mais o passatempo da "informação e da descoberta".

O conceito de "luxo" fica mais etéreo, porque o conceito de "exclusividade" de informação – design, status, ou qualquer coisa assim também não são mais aplicáveis em tempos de informação massiva...

Existe uma questão importante no consumo pós-globalização que é: por que razão eu devo comprar tal coisa? Tal marca? Por quê esta marca me toca? O que eu busco ao consumir tal marca? Qual o papel que tal marca exerce sobre mim? Em termos de serviços: quais são os pontos de atrito (contato) entre mim e tal categoria? Ela é necessária ou desejável? Eu poderia resolver tudo isso com menos energia e mais prazer?

Essas são questões que devem ser respondidas pelas empresas, visando atender à expectativa de clientes cada vez mais ansiosos, impacientes e indiferentes para uma série de relações às quais antes atribuíamos valor.

 

Sincodiv-SP Online: Em seus livros, você pontua que as expectativas das pessoas, hoje, vão além do poder financeiro. O que ganhou em espaço? E por quê?

Paula Limena: O Tempo ganhou espaço e muito valor para as pessoas. Isso porque os jovens são ambiciosos, mas desejam olhar para o presente, mais do que para o futuro.

As novas gerações são mais hedonistas, no sentido da experiência, que passou a ser levada extremamente a sério – o que também deve ser levado bem a sério pelas empresas em suas tomadas de decisões.

 

Para a segunda e última parte da entrevista, acesse: Bate-papo com Paula Limena, profissional de Marketing radicada nos EUA, autora dos livros The Millennial Mind e Below The Surface – PARTE 2

 

Produção e edição

 

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