ESQUECI MINHA SENHA >
Sincodiv
ÍNDICE SINCODIV-SP ONLINE
Seção Entrevista
28/03/2019 - 10:20:44
Bate-papo sobre o futuro dos escritórios e outros ambientes comerciais com Silvana Borges, designer de interiores radicada nos EUA – PARTE 2
Por Juliana de Moraes e Silvia Pimentel
Divulgação

Sincodiv-SP Online: Nos espaços de atendimento a clientes, ao que as empresas devem estar atentas em relação ao ambiente para recepção?

Silvana Borges: A depender da imagem que a empresa quer transmitir, será elaborado um conceito visual. Então, a pergunta que se deve fazer é: o que meu cliente deve esperar da minha empresa? O que ele deve sentir ao adentrar pela porta?

A explicação, quando falamos de setores distintos, fica mais simples. Por exemplo: um escritório de advocacia, em geral, quer transmitir a sensação de retidão e compromisso, por isso o espaço deve refletir essas impressões, com o uso de cores e móveis mais sóbrios. No caso de uma empresa de publicidade, a criatividade é quem vai dar o tom ao projeto para receber os clientes.

Esses são casos fáceis de ilustrar porque estamos comentando sobre segmentos bem distintos, mas quando nos voltamos para nossa área de atuação e olhamos para a concorrência, a reflexão terá que ser maior. Os detalhes farão a diferença.

Ao olhar sob o aspecto da rotina da recepção, se a intenção for realizar o atendimento de forma rápida, espaços devem facilitar a circulação de pessoas. Em ambientes de espera, um projeto que vise o conforto ganha importância. Cada caso é um caso e o objetivo é que a organização do layout favoreça essa comunicação e logística da empresa, bem como a impressão que quer dar ao cliente.

 

Sincodiv-SP Online: O home-office é uma realidade para um número cada vez maior de empresas e profissionais. De que forma se deve organizar o espaço para o trabalho em casa? O que é recomendável? O que se deve evitar?

Silvana Borges: Para criar um ambiente de trabalho em casa, recomendo sempre que seja reservado um local isolado para que o profissional não seja interrompido pela circulação das pessoas da família, nem atrapalhe – com sua atividade - a rotina da casa.

Entendo que a maior dificuldade do home office está relacionada à disciplina individual para uma gestão adequada do tempo e do comportamento. Portanto, um ambiente que não sofra interferência vem contribuir favoravelmente à concentração.

Em relação à estrutura em si, uma mesa espaçosa, cadeira ergonômica e a opção por um monitor com tela de vídeo de bom tamanho fecham a questão. Para quem trabalha de casa, o monitor é relevante para que se possa realizar as videoconferências online com qualidade.

Já a organização da mesa deve ser simples. O importante é que haja como manter o ambiente limpo e organizado.

 

Sincodiv-SP Online: Já que estamos conversando com empreendedores do segmento automotivo, poderia comentar como enxerga os ambientes de concessionárias de veículos e o que, nestes locais, poderia ser aprimorado para um acolhimento maior das pessoas que visitam?

Silvana Borges: Como designer de interiores, avalio que algumas concessionárias pecam na iluminação de seus ambientes. Nas áreas de exposição de produtos, há vários veículos, mas não observo uma apresentação diferenciada para cada um deles. Fica a impressão de que são mais ou menos a mesma coisa, quando, na verdade, não são.

As lojas poderiam ser pensadas para valorizar mais cada um dos modelos, com espaços individualizados e a exposição de veículos em diferentes patamares. O piso que demarca a divisão de ambientes, o cenário e a cor de paredes podem fazer toda a diferença, tal qual um projeto de iluminação.

A exposição com uma proposta de valor individualizada para cada modelo de uma marca contribuiria tanto para a comunicação ligada ao produto, como sua valorização perante o consumidor.

 

Edição e revisão

 

 

COMENTÁRIOS:
por: Miriam Sin em 28/03/2019 - 17:49:34
Silvana é excelente profissional. Com visão é capaz de compreender e traduzir a necessidade do cliente com muito bom gosto e sofisticação. Ela fez o design de nossa franquia Vitality Spa, que está expandindo na Flórida, EUA. Veja fotos em nosso website: www.vitalityspabocaraton.com