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Seção Reportagem
11/09/2019 - 13:37:38
Redes sociais elevam vendas de veículos em até 50%, afirma Rafael Cutait
Por Guilherme Alferes e Juliana de Moraes
Divulgação / Sincodiv-SP

As redes sociais estão cada vez mais enraizadas na cultura brasileira. São espaços para trocas de opinião, informação, atualização, e também onde se encontram os consumidores de diversos produtos, que buscam referências, dados e, muitas vezes, tomam decisões de compra nesses ambientes digitais.

O mercado automobilístico tem sido bastante impactado por esse movimento, e é exatamente essa a especialidade do consultor em comércio online de veículos, Rafael Cutait, que divide seus conhecimentos com os participantes do Curso Melhores Práticas de WhatsApp, Redes Sociais e Vídeos, organizado pelo Sincodiv-SP.

Possibilidade de aumentar as vendas em até 50%

Cutait destaca que concessionários e vendedores de veículos que resistem a essa área acabam perdendo a oportunidade de aumentar em até 50% as vendas mensais.

"Para conseguir gerar um lead hoje em dia, é fundamental que a empresa e seus  vendedores estejam presentes e bem representados nas mídias sociais", completa.

Abordagem e erros mais comuns

Para que essa comunicação aconteça da melhor forma possível, o consultor ressalta que o cliente há de ter confiança no vendedor, e para isso precisa demonstrar que tem conhecimento sobre o produto, além de expertise para traçar um perfil do comprador e das suas necessidades.

"Quando o vendedor mostra que conhece o produto, ele passa a mensagem de que não está ali só para vender, mas que é um especialista e está apto a ajudar o cliente em sua tomada de decisão", explica Cutait.

Os erros mais comuns apontados no atendimento online são a demora para responder, que pode fazer com que os interessados na compra procurem atendimento em outro lugar, e erros gramaticais nas mensagens de texto, o que afeta completamente a credibilidade do profissional e da empresa.

Melhores redes sociais para vendas

O consultor define o WhatsApp, Instagram, Facebook, Youtube e Linkedin, nesta ordem, como as melhores redes para vendas. O Instagram é classificado como canal mais voltado ao público de até 35 anos. Já o Facebook para o grupo de 45 anos ou mais.

Quanto ao formato de conteúdo a ser apresentado ao cliente, pode variar entre texto, áudio, foto e vídeo. Quem vai melhor definir é o vendedor, a partir de conhecimentos na área de Programação Neurolinguística, ciência que indica os tipos de mídia e meios de comunicação mais adequados, conforme o perfil da pessoa.  

Mostrar modelos de carros, suas características, lançamentos, dicas de novas tecnologias e depoimentos de clientes satisfeitos são formas bem eficientes de conquistar o cliente, segundo a experiência Cutait.

Segurança

Para que o possível cliente se sinta confortável e seguro, a dica é fazer videoconferências, mostrando os carros e a loja logo no início das tratativas. Isso aproxima a realidade da pessoa que chegou ao contato pelas redes sociais, um ambiente virtual.  

Já pelo lado do vendedor, é aconselhável que os profissionais, por exemplo, "nunca agendem um test-drive com mais de uma pessoa – além do cliente em si", de acordo com Cutait, para evitar assaltos e outros golpes.

Caso haja a necessidade de haver um encontro fora da concessionária para mostrar o carro, a recomendação é marcar em locais públicos e com ampla movimentação.

 

Produção e edição

 

 

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