ESQUECI MINHA SENHA >
Sincodiv
ÍNDICE SINCODIV-SP ONLINE
Seção Entrevista
13/11/2019 - 11:33:18
Ferramenta virtual, de uso mobile, é alternativa para qualificar gestão ambiental em concessionárias de veículos 
Por Juliana de Moraes e Silvia Pimentel
Divulgação / Ouro Verde

A gestão ambiental, tão relevante para concessionárias de veículos em função das atividades desenvolvidas pelas empresas do setor, é repleta de métodos específicos, detalhes operacionais e aspectos burocráticos a serem cumpridos para que haja um bom gerenciamento dos riscos, prazos e conformidade com a legislação.

A tarefa não é simples. E o Sincodiv-SP, no seu papel de apoiar as distribuidoras do estado paulista, promove comunicações periódicas relacionadas ao tema, mantém parceria com a Ouro Verde Negócios Sustentáveis – consultoria especializada em gestão ambiental -, além do diálogo com entes públicos para, por meio de ações conjuntas, criando um ambiente de mercado mais seguro para as empresas.

Dado o contexto em que se reconhece o papel das informações qualificadas como subsídio para uma administração cada vez mais profissional do setor, o Sincodiv-SP Online traz a entrevista com Luiz Henrique Vilas, sócio-diretor da Ouro Verde, para explicar como funciona o AutoVerde Online, aplicativo para uso em aparelhos celulares e tablets, que se destina especificamente à gestão ambiental em concessionárias de veículos.

A seguir, confira o que motivou o consultor parceiro do Sincodiv-SP e suas descobertas no desenvolvimento da ferramenta virtual e por que razão o AutoVerde Online pode ser um aliado dos gestores das empresas no cumprimento das regras ambientais. 

 

Sincodiv-SP Online: Quando percebeu a importância de desenvolver uma ferramenta online para o suporte à gestão ambiental nas concessionárias de veículos?

Luiz Henrique Vilas: Identifiquei que o recurso poderia ser útil para as empresas do setor após comprovar o benefício para o meu próprio trabalho. Entre os anos de 2010 até 2017, dediquei-me a um estudo de caso, intitulado Programa Concessionária Ambientalmente Adequada, utilizando o Diagnóstico Rápido, que é um método online (http://app.autoverde.com.br/diagnostico-rapido) , para verificar a conformidade ambiental em avaliações, auditorias, elaboração de diagnósticos e monitoramento ambiental.

O recurso se mostrou conveniente e econômico, por isso compreendi que as próprias concessionárias, ao terem acesso à tecnologia semelhante, poderiam melhor gerir a área.

 

Sincodiv-SP Online: O que constatou o método online para avaliar a conformidade ambiental das empresas?

Luiz Henrique Vilas: A partir do estudo junto a mais de 900 concessionárias, concluimos que o papel do comportamento humano é chave, pois se correlaciona diretamente com a forma como se faz o manuseio, destinação, armazenamento e transporte de efluentes e resíduos, principalmente os perigosos, além da administração dos aspectos legais (licenças, cadastros, autorizações).

Na época, isso nos ajudou a avaliar aspectos ambientais existentes – que são muitos - e estimar o passivo ambiental que a empresa possui. Para se ter uma ideia, consideramos o monitoramento da destinação final de filtros usados de óleo, equipamentos eletrônicos, óleo usado, embalagens usadas de óleo, lâmpadas florescentes, resíduos perigosos, resíduos recicláveis e a manutenção da caixa separadora.

 

Sincodiv-SP Online: Foi, então, o comportamento dos profissionais o ponto de partida para o desenvolvimento da ferramenta AutoVerde Online?

Luiz Henrique Vilas: Sim. A partir daí, estruturamos algoritmos que auxiliaram na construção de uma plataforma de Diagnóstico, Autoinspeção, Monitoramento e Gestão Ambiental, usando conceitos de Neuroeconomia e ferramentas de Inteligência Artificial Cognitiva, métodos esses que denominamos AutoVerde Online.

Até onde sei, trata-se do único aplicativo com função desenhada especificamente para concessionárias de veículos, portanto é um recurso inédito para dar suporte às empresas do setor nessa complexa área.  

 

Sincodiv-SP Online: Como puderam verificar a eficácia da tecnologia?

Luiz Henrique Vilas: Realizamos uma nova pesquisa e estudo com 30 concessionárias, entre julho de 2017 e dezembro do mesmo ano.  As distribuidoras de veículos participantes do trabalho inseriram os dados na plataforma do Diagnóstico Rápido AutoVerde® e o sistema indicou que apresentaram, juntas, um total estimado de passivos ambientais da ordem de, aproximadamente, R$ 1,8 milhão. 

Já a implantação do método de AutoVerde Online, de auto inspeção e monitoramento ambiental, aconteceu na sequência. Após 30 semanas de adoção da ferramenta, o risco ambiental das empresas participantes passou para menos de R$ 300.000,00 em função de os profissionais envolvidos seguirem as diretrizes estabelecidas pela tecnologia para realizar os procedimentos voltados à gestão ambiental.

 

Sincodiv-SP Online: Como funciona o método criado por sua empresa?

Luiz Henrique Vilas: Inicialmente, a concessionária responde ao diagnóstico ambiental rápido através de 13 perguntas online. Com isso, consegue identificar todos os dados da concessionária, como também as não conformidades ambientais existentes no empreendimento.  Imediatamente após enviar as respostas, a pessoa que fez o Diagnóstico Ambiental recebe um e-mail informando qual é a estimativa do passivo ambiental pré-existente.

O diagnostico pré-sinaliza à concessionária os problemas que podem vir a ocorrer e ao mesmo tempo "monetiza" esses passivos para que os empreendedores compreendam melhor o risco a que ficam expostos.

Passamos, então, a trabalhar mês a mês na solução de todas as não conformidades encontradas, auxiliando o concessionário através de um programa de autoinspeção para que ele tenha que visualizar e registrar as evidências semanalmente, no APP AutoVerde, dos itens mais importantes causadores/geradores de impactos e passivos ambientais.

 

Sincodiv-SP Online: Por que o sistema proporciona um maior engajamento na gestão ambiental?

Luiz Henrique Vilas: Pelo AutoVerde Online, instituímos etapas no formato de "gamificação" – o equivalente ao uso de técnica para o design e mecânica de jogos -, que beneficiam e engajam tanto o profissional responsável pela gestão ambiental, quanto a direção da empresa no dia a dia, semana a semana, mês a mês. Por meio do APP, é possível identificar o aumento do desempenho do colaborador e a diminuição do passivo ambiental existente. 

Ao inserir dados semanalmente no aplicativo, o responsável pela execução das atividades enxerga a própria evolução, fica mais comprometido perante os demais membros de sua equipe e vinculado a essas ações semanalmente. Já a análise da auditoria da alta gestão é realizada em tempo real. 

 

Sincodiv-SP Online: Como é possível medir o resultado desse compromisso entre colaborador e empresa?

Luiz Henrique Vilas: Conforme verificamos nas 30 empresas em que implementamos o trabalho de monitoramento, o desempenho ambiental do responsável foi aprimorado pelo uso ferramenta online e isso provocou a queda do passivo ambiental.

Ou seja, ao criar um hábito automático de verificar e colocar em ordem os pontos críticos, consegue-se fazer com que a empresa gradualmente vá reduzindo o seu passivo ambiental.

 

Sincodiv-SP Online: Pode-se concluir que o hábito equivale a um fator crítico na gestão ambiental de uma concessionária? 

Luiz Henrique Vilas: Quando as pessoas começam a fazer tarefas habitualmente, mesmo com uma frequência baixa, como uma vez por semana, elas começam a mudar outros padrões não relacionados em seu trabalho, muitas vezes sem saber disso.

As pequenas vitórias são exatamente o que parecem ser e geram mudanças. Tudo começa com uma pequena vitória.  Isso economiza tempo, conecta diretamente as pessoas envolvidas e poupa milhares de reais derivados de custos operacionais com desperdícios.

Essas ações bem empregadas facilitam a tomada de decisões e devem fazer parte da estratégia de qualquer empresa para minimizar seus riscos e maximizar seus lucros.

Produção e edição

 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário cadastrado.