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Seção Reportagem
19/02/2020 - 10:24:48
Bate-papo com Juarez (Jay) Faria, fundador da Airtrade Aviation – empresa de coração brasileiro, com sede nos EUA – PARTE 2
Por Juliana de Moraes e Silvia Pimentel
Divulgação

Sincodiv-SP Online: O que difere, essencialmente, os clientes norte-americanos e brasileiros em sua opinião? Pode dar um exemplo?

Juarez Faria: Os clientes norte-americanos têm um planejamento maior em todo o processo de compra, gestão ou venda da aeronave. Isso facilita o relacionamento e, por isso, possibilita fazermos negócios de forma mais completa, além de garantir a qualidade das operações.

Trago como exemplo um cliente brasileiro que não quis investir com uma análise técnica, inspeção de turbina da aeronave seminova que estava comprando. Achou que era um exagero de minha parte porque a aeronave era de uma pessoa conhecida, muito rica e que, portanto, não deixaria o equipamento sem as atenções de manutenção.

Um ano mais tarde, foi identificado um problema sério justamente nas turbinas e ele foi obrigado a consertar... Economizou, apenas para ilustrar, cinco mil, para depois ser obrigado a investir 50 mil. O cliente norte-americano é mais "frio" nas relações comerciais e, portanto, aposta e acredita nas medidas que precisam ser tomadas na compra e gestão do ativo aeronáutico.

 

Sincodiv-SP Online: Em sua avaliação, qual o papel do atendimento para a fidelização dos clientes? O que, em sua opinião, faz a diferença? E por quê?

Juarez Faria: Quando somos procurados por um cliente, em geral ele nos apresenta uma situação que pode variar entre um problema técnico, burocrático ou mesmo comercial. O que nós propomos, em qualquer situação, é apresentarmos uma solução, que pode, inclusive, passar pela venda da aeronave se entendermos que é a melhor saída para o proprietário.

Pelo fato de oferecermos suporte em um leque amplo, envolvendo área técnica, de operações, área legal – ligada ao registro e jurisdição sob o qual o avião vai estar -, além da assessoria contábil e financeira da aquisição – para financiamento -, temos uma atuação nos vários aspectos que envolvem a propriedade da aeronave.

Entendo que é esse atendimento, a partir de uma análise completa de cada caso, é o que nos diferencia no segmento, já que muitas empresas no setor acabam se especializando em áreas específicas do ativo aeronáutico, seja apenas para compra e venda, somente gerenciamento ou apenas em serviços de manutenção.  

Olhar a necessidade do cliente, com o propósito de entender o objetivo principal dele com a busca do serviço ou compra do produto, é o que possibilita oferecermos uma solução, essa sim, para atender o que o cliente, de fato, precisa.

 

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