“Existe o jeito certo de usar cada rede social em favor das vendas”, diz Rafael Cutait em curso do Sincodiv-SP
Por Guilherme Alferes e Silvia Pimentel



"Venda online é inevitável". Foi com essa frase projetada no telão que o consultor de vendas, Rafael Cutait, iniciou o Curso Melhores Práticas de WhatsApp, Redes Sociais e Vídeos, realizado na sede do Sincodiv-SP em 25/09, em sua primeira edição, e que contou com a participação de 41 profissionais de vendas e representantes de concessionários de veículos.

Durante o treinamento, Rafael demonstrou a importância de o setor de venda de automóveis migrar para as redes sociais, além de dar direcionamentos de como se comportar nesses ambientes digitais. "Hoje em dia, o cliente não entra em loja sem ter visto na internet antes. Os vendedores devem se adequar a essa realidade", explica.

O conteúdo da palestra foi inteiramente voltado a preparar os participantes para, de maneira moderna, inovadora e responsável, alcançar mais leads e revertê-los em vendas. Ao destrinchar as melhores maneiras de agir em cada rede social, algumas dicas se repetiam, como por exemplo, a utilização de fotos que transpareçam credibilidade e conversar com os possíveis clientes de maneira mais pessoal e personalizada de acordo com o perfil de cada um, sempre usando linguagem profissional.

WhatsApp

O aplicativo de mensagens mais utilizado ao redor do mundo foi enfatizado no curso, já que, segundo Cutait, é o mais eficiente para vendas. Dentre outras coisas, a ferramenta serve para marcar encontros ou, caso o cliente não possa ir à loja, fazer vídeo-chamadas mostrando as opções de veículos e o interior da loja. Importante o vendedor sempre cumprir o horário combinado.

O uso do Whatsapp Business, que é a versão do WhatsApp para ser utilizada por pequenas empresas, também foi citado pelo consultor com uma ferramenta importante. Pelo aplicativo é possível usar funções que classificam, automatizam e respondem mensagens rapidamente.

O especialista em vendas online ressaltou que os vendedores não devem se organizar apenas pelo aplicativo. "Por mais que você tenha as conversas salvas e acredite ter tudo registrado, sempre coloque no sistema", destacou.

Facebook

Sobre o uso do Facebook, Cutait recomendou aos participantes usarem a seu favor o algoritmo dos aplicativos ligados a esta importante rede social. A dica é curtir e comentar posts de clientes para que suas publicações sejam sugeridas para eles.

"Além de postar fotos e vídeos de entrega de chave, depoimentos de clientes satisfeitos, por exemplo – sempre com autorização para uso da imagem –, fazer ‘lives’ mostrando carros e promoções, são ótimos geradores de leads", explicou Cutait.

Outras estratégias inovadoras são as postagens de fotos 360°, que mostrem o interior do carro ou exterior da loja, além da participação em grupos de vendas, cujos participantes sejam o público alvo.

Instagram

As dicas em relação ao Instagram, pertencente ao Facebook, convergem em diversos aspectos, como o de sempre curtir e comentar posts de clientes. Além de postar stories, fotos e vídeos todos os dias.

"Use os recursos da rede social a seu favor", aconselhou o consultor, ao se referir ao IGTV, que é conhecido como "o Youtube do Instagram" e permite vídeos mais longos em comparação com o Instagram regular, além do uso de tags para encontrar o público alvo e que ele ache o vendedor. Como a média de idade dos usuários do Instagram é mais baixa, o vendedor precisa adotar uma linguagem mais inovadora e carismática.

Impressão dos Participantes

Empolgado, o vendedor da Super France Veículos Ltda., Genivaldo José Carneiro, informou que pretende colocar em prática todos os direcionamentos apresentados no curso. "Só tenho a agradecer, vou colocar em prática, com certeza, porque só vai melhorar para mim", disse, ao final do treinamento.

Assim como Genivaldo, as vendedoras da Taubaté Veículos, concessionária da Chevrolet, Caroline Santos e Juliana Dinis, participaram pela primeira vez do curso e elogiaram a abordagem e simpatia do consultor. "Algumas coisas a gente já fazia na concessionária, mas as que ainda não, vamos fazer", finalizou Caroline.

 

Produção e edição

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