Artigo – Vamos dar início a uma Nova Era da gestão ambiental. Lançamento de e-book para concessionárias
Por Luiz Henrique Lopes Vilas*


Divulgação

A ausência de informações estruturadas para a gestão ambiental nas concessionárias de veículos do país é um dos fatores que mais dificultam o adequado estabelecimento de processos para armazenamento e destinação de resíduos considerados perigosos pela legislação brasileira.

Há também de se considerar todos os métodos especiais para higienização dos espaços e, principalmente, a tomada de consciência sobre os impactos ao meio ambiente e aos negócios quando as empresas não conseguem cumprir os requisitos exigidos pelos órgãos de fiscalização.

E-book Gestão Ambiental em Concessionárias de Veículos

Já era passada a hora de o setor poder contar com uma publicação de referência para esse assunto e é por isso que estou lançando, pela Editora Amazon, o E-book "Gestão Ambiental em Concessionárias de Veículos – Minimize riscos e maximize lucros".

A publicação recebe o apoio deste Sincodiv-SP, que assina o prefácio da publicação por meio de texto assinado por Octavio Leite Vallejo, superintendente do Sindicato, grande apoiador da qualificação das empresas no tratamento deste assunto.

Não tenho dúvidas que, assim como um manual para revisão de veículos deve ser seguido pelos mecânicos da empresa, esta obra se torna leitura essencial e vai possibilitar que as concessionárias estabeleçam padrões de execução das atividades relacionadas à gestão ambiental.

No último capítulo, introduzo o conceito da plataforma AutoVerde, um aplicativo online em que os profissionais responsáveis pela execução e verificação dos processos voltados à gestão ambiental conseguem fazer a checagem do passo a passo ao longo de todo o ciclo que envolve desde o momento que há a geração do resíduo até sua destinação adequada.

Ao assumir que não é simples, assumimos também comprometimento

Tenho que admitir: não é fácil, por isso exige compromisso. A gestão ambiental é assunto tão sério que demanda a mesma atenção que a área de Vendas ou Serviços em uma concessionária de veículos. E isso se deve ao fato de que, se sua boa execução não gera receita, sua má administração resulta em elevados riscos e, em última instância, um passivo capaz desestruturar as bases da empresa.

As multas e fiscalizações por irregularidades no cumprimento da legislação ambiental – e não exagero no valor porque tivemos, recentemente, casos envolvendo esse montante na cidade de São Paulo – podem alcançar milhões de reais e levar à paralisação das atividades das concessionárias, causando transtornos inimagináveis.

Publicação é passo que inaugura Nova Era

Tenho certeza de que essa obra inaugura uma Nova Era da gestão ambiental em concessionárias; e é com imensa satisfação que conto com o apoio de toda a rede para desmistificarmos o assunto.

Vamos admitir: gestão ambiental é parte do dia a dia das empresas. Sua boa execução garante o respeito às leis - o que evita prejuízos -, além da sustentabilidade junto ao meio ambiente e à comunidade, receita certa para o lucro e o sucesso!

Serviço:

Ebook - "Gestão Ambiental em Concessionárias de Veículos – Minimize riscos e maximize lucros"

Onde encontrar: www.amazon.com.br

Valor: R$ 20,94

 

*Luiz Henrique Lopes Vilas é economista (UFJF), mestre em Meio Ambiente e Sustentabilidade (FUNEC) e doutor em Business Administration (FCU-Flórida/USA). Professor da Universidade Fenabrave, é presidente da Ouro Verde Meio Ambiente e Negócios Sustentáveis (www.ovma.com.br), especializada em meio ambiente no setor automotivo desde 2002. Fundador da Startup AutoVerde - Responsável Ambiental, criou uma plataforma pioneira no monitoramento e gestão ambiental de concessionárias de veículos. Já participou de mais de 800 consultorias, projetos e avaliações ambientais de concessionárias de veículos em todo Brasil.

Edição e revisão

Voltar
...(omitted for brevity)...