Emplacamentos de novembro avançam 7,8% sobre igual mês de 2018
Por Juliana de Moraes e Guilherme Alferes


De acordo com dados divulgados pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), as vendas de veículos continuam com demanda crescente e estável. Em novembro, os emplacamentos avançaram 7,8% sobre o mesmo mês de 2018, consolidando a alta de 10,3% verificada no acumulado de janeiro a novembro de 2019.

O total de veículos novos comercializados apresentou retração de 6% sobre outubro de 2019, mas apenas em função do menor número de dias úteis (23 dias úteis em outubro, contra 20 dias úteis em novembro – sem considerar o dia 20 como feriado nacional).

Automóveis e Comerciais Leves

No caso de automóveis e comerciais leves, a queda foi de 4,2% ante outubro. Ainda assim, a média diária de vendas cresceu 10% em novembro, com relação a outubro, confirmando a estabilidade nas vendas, mesmo com três dias úteis a menos. Em relação ao mesmo mês de 2018, houve alta de 4,4%. 

Movimento segue dentro do esperado pela Fenabrave

Segundo o presidente da Federação Alarico Assumpção Júnior, o ritmo de crescimento das vendas, no geral, permanece como o esperado para o ano. "Faltando apenas um mês para o fechamento de 2019, notamos a estabilidade do mercado. Isso é positivo, pois não houve grandes oscilações, o que confirma as nossas expectativas de crescimento de 10,76% sobre 2018", comenta.

À exceção de tratores e máquinas agrícolas, todos os segmentos automotivos deverão apresentar crescimento este ano, segundo informações da Fenabrave.

A seguir, os dados de emplacamentos para cada segmento em novembro de 21019

Produção e edição

Voltar
...(omitted for brevity)...