Especial FOCO 2019 – “A motivação vive no desafio e é um exercício diário”
Por Juliana de Moraes e Silvia Pimentel


Divulgação / Sincodiv-SP

"Uma pessoa que não se propõe desafios, não tem motivação para seguir em frente. E, muitas vezes, o desafio é justamente não se apegar aos problemas", afirma Cássio Ferraz, palestrante do FOCO 2019 – Fórum de Concessionárias, que está com inscrições abertas e acontecerá em 05/06, na cidade de São Paulo, sob a organização do Sincodiv-SP e da Fenacodiv (Federação Nacional dos Concessionários e Distribuidores de Veículos) – com patrocínio do Banco Itaú.   

Ferraz, especialista em Programação Neurolinguística, soma-se ao time de outros dois palestrantes que falarão para profissionais de todas as áreas do segmento de distribuição de veículos paulista sobre como lidar com as expectativas para o futuro dos negócios, as mudanças no comportamento do consumidor e, principalmente, manter uma atitude positiva em prol da própria carreira.

É nesse contexto que ele, profissional com mais de 20 anos de experiência em treinamentos no segmento automotivo, vai apresentar a palestra "A motivação está em você", destacando a influência do desenvolvimento pessoal no potencial de cada indivíduo.    

Fatores que afetam a motivação

De acordo com Ferraz, são vários fatores que mexem com a motivação das pessoas, mas em sua opinião o que que mais se destaca é o desafio. "Todas as vezes que nos propomos um desafio, seja ele em qualquer circunstância, somos motivados a buscar nosso objetivo de maneira sistemática e contínua", descreve.

Um novo emprego, uma promoção, apresentar-se em público ou bater metas – como no caso de vendedores –, ou mesmo querer emagrecer, são objetivos que impulsionam para a ação.

"No caso específico de um vendedor, por exemplo, se ele não colocar desafios ao seu conhecimento, suas técnicas, suas habilidades, sua oratória e ao seu poder de persuasão, certamente vai deixar de evoluir e, com isso, a venda deixará de acontecer", explica.

Como lidar com mudanças

Especialmente quando alheias à nossa vontade, mudanças nos desinstalam, nos tiram da zona de conforto, ainda mais "se trouxerem perdas e sentimento de insegurança", pontua Ferraz. Segundo ele, o sentimento de que "tudo está perdido, que é o fim, e que nada mais vai dar certo" acontecem em muitos desses momentos, mas não correspondem à verdade.

Fato é que vivemos em mundo de constantes mudanças, sejam elas positivas ou não. "Então precisamos, mais uma vez, nos propor um novo desafio: o de não se apaixonar pelos problemas ou pelos motivos que causaram o evento considerado negativo e seguir em frente... Parece fácil, mas não é", explica.

Ferraz destaca uma frase do clássico filme Rocky Balboa (com o ator Sylvester Stallone): "A vida não é sobre o quão duro você é capaz de bater, mas sobre quanto você é capaz de apanhar e continuar indo em frente. ‘Ninguém baterá tão forte quanto a vida. Porém, não se trata de quão forte pode bater, trata-se de quão forte se pode ser atingido e continuar seguindo em frente’".

Motivação é um hábito que pode ser cultivado

A motivação individual pode ser trabalhada por meio de hábitos diários, de acordo com o especialista. Ele enumera 10, que considera verdadeiros gatilhos de entusiasmo e crescimento, favorecendo a atitude positiva:   

  1. Fuja das pessoas que reclamam de tudo...pessoas negativas. O famoso "e eu então?"
  2. Você, pare de reclamar;
  3. Faça uma coisa de cada vez;
  4. Trace objetivos diários atingíveis e reveja suas metas a todo momento;
  5. Comemore todos os dias, mesmo um simples telefonema que deu certo;
  6. Sorria mais;
  7. Ame mais;
  8. Abrace mais. O abraço é a maior demonstração de carinho que podemos oferecer a uma pessoa e não tem dinheiro no mundo que pague um abraço gostoso e apertado;
  9. Cuide de cinco saúdes (Física – Mental – Espiritual – Intelectual e Financeira);
  10.  Seja lá qual for a sua crença, agradeça todos os dias por mais uma vitória.

"Todos os dias temos uma nova chance de continuar nossa história e deixar um legado", conclui Ferraz, convidando os profissionais do setor para participarem do FOCO 2019, quando o tema será abordado com mais profundidade e os presentes serão convidados a interagir e trocar experiências.

Para saber mais sobre os palestrantes previstos para o evento, confira:  Especial FOCO 2019: Bate-papo com Daniel Pavanelli sobre futuro das concessionárias e Especial FOCO 2019 – "Integrantes de concessionárias são agentes da mobilidade".

 

Inscrições abertas para o FOCO 2019

Estão abertas as inscrições para o FOCO 2019 - Fórum de Concessionárias. Para participar, é necessário a doação uma opção dos itens a seguir: Nutridrink Max sem sabor (lata de 400g); Fortini sem sabor (lata de 400g), embalagem de fralda infantil ou embalagem de fralda para adultos.  

O total arrecadado será repassado à Associação Projeto Crescer do ABC, que oferece apoio às crianças e jovens em tratamento para o combate ao câncer.

Clique aqui para conferir a programação completa. As inscrições devem feitas por meio do preenchimento do FORMULÁRIO ONLINE.

 

Produção e edição

Voltar
...(omitted for brevity)...