Greve dos caminhoneiros afeta emplacamentos de veículos, informa Fenabrave
Por Ana Laura Diniz e Matheus Medeiros


A paralisação dos transportes rodoviários afetou diretamente as vendas diárias de veículos, segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), se levado em conta o desempenho do setor automotivo no mês de maio e do acumulado de 2018. Considerando todos os segmentos somados, o resultado obtido entre os dias 21 e 30 de maio, auge das manifestações, foi 15% menor.

No total dos emplacamentos, o mês de maio apresentou queda de 5,21% em relação a abril. Foram vendidas 294.957 unidades no quinto mês do ano, contra 311.165 no mês anterior. Na comparação entre os meses de maio 2018 e o mesmo mês de 2017 (285.775 unidades), no entanto, o setor automotivo registrou avanço de 3,21%.

Já no acumulado do ano, houve alta de 14,29% para todos os setores somados. Nos primeiros cinco meses deste ano, foram emplacadas 1.403.863 unidades, contra 1.228.312 entre janeiro e maio de 2017.

De acordo com Alarico Assumpção Júnior, presidente da Federação, o mês de maio repetiria a tendência positiva dos últimos meses até o impacto causado pela greve dos caminhoneiros.

"Apuramos que, a partir do dia 25 de maio, o número de veículos emplacados começou a retrair. Este cenário ocorreu, entre outras razões, pela dificuldade de abastecimento de combustível, que fez com que os veículos, já prontos para entrega, não fossem conduzidos para emplacamentos", explicou.

Assumpção Júnior ainda comentou sobre o efeito da paralisação no setor de transportes rodoviários para o setor. "Com a greve, os veículos não estavam sendo transportados até as concessionárias e muitos não foram fabricados, dada a falta de componentes. Isso sem mencionar o desabastecimento de peças e a perda de serviços que seriam realizados nas oficinas de nossas redes já que, sem combustível, os clientes não se deslocavam até as concessionárias, seja para comprar novos veículos ou mesmo para realizar serviços nos que já possuem", completou.

A seguir, confira detalhes dos dados de emplacamentos em maio de 2018:

 


Edição e revisão

Voltar
...(omitted for brevity)...