Mercado de usados permanece estável no primeiro semestre
Por Silvia Pimentel e Juliana de Moraes


No primeiro semestre, as vendas de veículos usados – consideradas as categorias de automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodoviários e outros – somaram 6.828.223 unidades, o que representa uma leve alta de 0,72%, ante igual período de 2018.

Em junho, na comparação com o mesmo mês do ano passado, contudo, as transações com usados apresentaram um recuo de 16,31%. Em relação a maio de 2019, a queda foi de 4,23%.  

Segundo o presidente da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), Alarico Assumpção Júnior, embora o crédito esteja disponível, o cliente segue em compasso de espera. "O consumidor está muito cauteloso para contrair dívidas, aguardando pela melhora na economia, que depende, diretamente das Reformas do governo, ainda pendentes", ressaltou.

No segmento de Automóveis e Comerciais Leves, a relação entre o volume de modelos usados e de modelos 0 km é de 3,8. Em caminhões, essa relação é de 3,5, e chegando a 2,7 para motos.

Confira, na tabela a seguir, os detalhes por categoria de veículo:

 

Voltar
...(omitted for brevity)...