Pesquisa Salarial - 1º semestre inclui dados inéditos do Caged sobre turnover no setor em SP
Por Juliana de Moraes e Silvia Pimentel



Pela primeira vez, concessionários participantes da Pesquisa Salarial do Sincodiv-SP recebem o balanço do levantamento juntamente com uma análise inédita sobre dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) ligados ao setor paulista de distribuição de veículos.

"A partir dos indicadores do estudo, as empresas podem verificar não só sua situação de remuneração, mas também seu turnover em relação à média do mercado", afirma Octavio Leite Vallejo, superintendente do Sincodiv-SP. 

Ele acrescenta que as informações divulgadas exclusivamente para os participantes do levantamento na sexta-feira, 05 de abril, são estratégicas.

"Se uma empresa identifica que sua rotatividade de empregados está muito alta, por exemplo, terá a comprovação de que precisa reavaliar suas políticas de contratação e retenção", exemplifica.  

Dados do Caged

Segundo o estudo do Sincodiv-SP sobre dados do Caged, o segmento de concessionárias de veículos no estado de São Paulo vem aumentando contratações, o que demonstra o reaquecimento dos negócios no setor depois de um longo período de retração. Por outro lado, preocupa o indicador de rotatividade.

As estatísticas apontam a criação de 448 novos postos de trabalho no segmento paulista de concessionárias de veículos no primeiro bimestre de 2019.  

No acumulado de 12 meses, foram 1.235 novas vagas no segmento paulista de concessionárias de veículos, com 19.261 admissões e 18.026 desligamentos.

"Observamos que o dinamismo do mercado de trabalho no segmento de distribuição de veículos ganhou impulso maior no início deste ano. Só as contratações de janeiro e fevereiro representam 36% do total dos últimos 12 meses, ou seja, o ritmo de crescimento se acelerou substancialmente em 2019", indica Vallejo. 

Não participou desta edição da Pesquisa? Aguarde a edição do 2º semestre  

Se sua empresa não participou do levamento promovido pelo Sincodiv-SP neste primeiro semestre, não perca a oportunidade de realizar a inscrição para a próxima edição.

A administração do Sindicato informará toda a rede por e-mail, com divulgação também via site e boletim eletrônico sobre o período de adesão e prazo para preenchimento das informações dos formulários.

Vale destacar que a Pesquisa Salarial do Sincodiv-SP – 2º semestre trará mais uma nova relação de informações relevantes à categoria. O levantamento apontará dados de rotatividade do segmento no estado de São Paulo por função de colaboradores, a partir de dados fornecidos pelo governo federal.

"O aprimoramento do estudo está entre as prioridades da direção do Sindicato, pois sabemos a importância desses indicadores para a tomada de decisões pelas empresas quanto a remunerações, benefícios e planejamento de ações para capacitação e retenção de pessoal", conclui Vallejo.

Produção e edição

Voltar
...(omitted for brevity)...