Vendas de carros novos reagem em maio, com expansão de 11,97%
Por Silvia Pimentel


As vendas de veículos novos, consideradas todas as categorias (automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodoviários e outros) cresceram 11,97% em maio na comparação com abril. Foram comercializadas 100.427 unidades. Os dados são da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos).

Na avaliação de Alarico Assumpção Júnior, presidente da Fenabrave, a pequena melhora nos números do setor em maio é explicada pela abertura de concessionárias em alguns estados, vendas não presenciais dos concessionários e retomada do atendimento parcial do Detran em alguns estados.

"É a primeira sinalização positiva para voltarmos à normalidade" disse Assumpção Júnior. De acordo com o dirigente, se o estado e a capital paulista estivessem operando normalmente, os resultados seriam ainda mais expressivos, já que São Paulo representava, antes da crise, mais de 26% das vendas de veículos e passou a representar apenas 0,9%, em abril, e 1,6%, em maio.

Acumulado

Já em relação a maio de 2019, as vendas registraram uma retração de 71,98%. De acordo com balanço divulgado pela entidade, no acumulado de janeiro a maio de 2020, foram emplacados 1.031.324 veículos, o que representa uma queda de 35,64% em relação ao mesmo período do ano passado.

Automóveis e comerciais leves

Na divisão por segmentos, automóveis e comerciais leves, somados, registraram expansão de 10,29% nas vendas em maio, na comparação com o mês anterior. Em relação a maio de 2019, entretanto, houve queda de 75,81%.

Já no acumulado dos cinco primeiros meses do ano, os segmentos apresentaram  retração de 38,14% nas vendas, com o total de 640.252 unidades vendidas.

A retomada

De acordo com o Plano de Retomada Consciente, divulgado pelo governo de São Paulo, as concessionárias de veículos da capital paulista foram inseridas na faixa laranja, com retorno das atividades previstas para o início de junho.

"Temos a expectativa de retornar às atividades plenas em São Paulo, com total segurança, tanto para os nossos colaboradores como para os nossos clientes", afirmou o presidente da Fenabrave.

 

Produção e edição

Voltar
...(omitted for brevity)...