Vendas de veículos novos em fevereiro avançam 28,62% sobre igual mês de 2018
Por Juliana de Moraes e Matheus Medeiros


As vendas de veículos em fevereiro de 2019 – somadas todas categorias (automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodoviários e outros) – apresentaram alta de 28,62% na comparação com o mesmo mês do ano passado. Em relação a janeiro, o resultado foi 2,45% menor. Os dados foram divulgados pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

Apesar do registro de queda sobre o primeiro mês de 2019, a média diária de vendas em fevereiro, com 20 dias úteis, foi 7,31% superior à registrada em janeiro, que contou com 22 dias úteis de vendas.

Balanço bimestral

No primeiro bimestre, o crescimento foi de 20,05% ante igual período do ano passado, somando 599.188 unidades emplacadas, contra 499.117 no acumulado do primeiro bimestre de 2018.

Para o presidente da Federação, Alarico Assumpção Júnior, o desempenho confirma a expectativa da entidade. "Ao iniciarmos 2019, projetamos a retomada do crescimento das vendas para todos os segmentos de veículos, baseada na recuperação da economia como um todo", afirma

De acordo com ele, a queda na inadimplência, o crescimento – ainda que modesto – na geração de empregos, o controle da inflação e das taxas de juros, a melhora na confiança do consumidor e do empresário e, ainda, o aumento na oferta de crédito interferem positivamente nas vendas de veículos.

Autos e Comerciais Leves

Segundo os dados apresentados pela entidade, os segmentos de automóveis e comerciais leves, somados, totalizaram alta de 25,2% em fevereiro sobre igual mês de 2018. Na comparação com janeiro, a retração foi de 0,42%

Acompanhe, na tabela a seguir, os dados de emplacamentos de veículos para cada segmento automotivo:

 

Edição e revisão

Voltar
...(omitted for brevity)...