Vendas de veículos novos em maio registram alta de 5,61% sobre abril. Na base de dias úteis, houve estabilidade
Por Juliana de Moraes e Silvia Pimentel


O número de emplacamentos de veículos em maio no país foi 5,61% maior do que em abril, mas se consideradas as vendas por dia útil, o aumento foi de apenas 0,78%, indicando estabilidade, de acordo com o presidente da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos), Alarico Assumpção Jr.

Segundo ele, na avaliação do resultado que leva em conta todas as categorias do setor (automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodoviários e outros), a manutenção do número de negócios fechados em relação ao mês anterior na comparação da base de dias úteis sinaliza uma certa quebra de expectativa quanto às perspectivas econômicas, em especial pela demora na aprovação da Reforma da Previdência.  

Ainda assim, as vendas de 358.470 unidades em maio deste ano apontam melhora significativa (+21,54%) em relação ao mesmo período de 2018. E, no acumulado de janeiro a maio, a alta na comercialização de veículos zero quilômetro ainda é 14,16% superior a 2018, considerando-se os emplacamentos de todos os segmentos.

No último mês, a única categoria a registrar queda na base mensal de comparação foi a de ônibus (-2,15%). Todas as demais indicaram elevação.

 

Na tabela abaixo, confira o detalhamento das vendas de veículos novos em maio de 2019:

 

 

Produção e edição

Voltar
...(omitted for brevity)...