Vendas de veículos usados em maio permanecem estáveis
Por Silvia Pimentel e Mirella Freitas


As vendas de veículos usados em maio, somadas todas as categorias (automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodoviários e outros veículos), apresentaram alta de 8,7% na comparação com o mês de abril. Os dados são da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

Em relação ao mês de maio de 2018, quando 1,21 milhão de veículos foram comercializados, a alta foi de 4,65%. No acumulado de janeiro a maio de 2019, foram negociadas 5,76 milhões de unidades, apontando crescimento de 1,69% sobre o mesmo período de 2018. 

Automóveis e comerciais leves

Para os segmentos de automóveis e comerciais leves, as transações, em maio, somaram 958,7 mil unidades, o que representa uma alta de 8,91% sobre abril. Relativamente a maio de 2018, houve um crescimento de 4,25% nas vendas de usados, nessas categorias. Já no acumulado de janeiro a maio, as vendas dos dois segmentos somaram 4,31 milhões de unidades, o que representa acréscimo de 1,09% na comparação com igual período do ano passado.

Segundo Alarico Assumpção Júnior, presidente da Fenabrave, o mercado de veículos usados, embora se mantenha estável, reflete a falta de confiança do consumidor. "O medo do desemprego, associado à falta de perspectiva, de curto prazo, na retomada da economia, mantém o consumidor retraído para compra", afirmou.

Na tabela abaixo, confira o detalhamento das vendas de veículos usados em maio de 2019:

 

Produção e edição

Voltar
...(omitted for brevity)...