Vendas de veículos usados têm alta de 8,79% em agosto
Por Renan De Simone e Juliana de Moraes


A Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) informou em nota que - somados os segmentos de automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodoviários e outros - as vendas de usados apresentaram crescimento de 8,79% em agosto sobre julho. Foram 1.360.191 unidades de veículos usados transacionadas no mês oito contra 1.250.217 em julho.

Quando feita a comparação com agosto de 2016, o resultado geral apresentou alta de 7,86% nas mudanças de titularidade. Também houve crescimento no acumulado do ano. Entre janeiro e agosto de 2017, houve alta de 7,93% sobre o mesmo período de 2016.

Para Alarico Assumpção Júnior, presidente da Fenabrave, o mercado de usados vem mantendo tendência de subida. "O destaque no resultado de agosto foi que as transações de veículos usados, apesar da continuidade do movimento de alta, não acompanharam o crescimento das vendas de veículos novos. Com isso, o índice de proporcionalidade de troca caiu de 5,2 usados transacionados para cada novo emplacado (julho), para 4,9 em agosto, tendo, como principal motivo, a baixa oferta de veículos seminovos", comentou ele.

Destaque de autos e com. leves e por segmentos

Separados por segmentos, as transferências de automóveis e comerciais leves usados tiveram alta 8,66% em agosto sobre julho. Em relação a igual mês de 2016, houve aumento de 8,29%. No acumulado de 2017, houve crescimento de 8,90% sobre o mesmo período do ano passado.

Veja a seguir a o desempenho por segmento no país:

Edição e revisão

Voltar
...(omitted for brevity)...